RISCOS OCUPACIONAIS ENTRE TRABALHADORES DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E OS PROCEDIMENTOS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

  • Everton Boff Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).
  • Rafael Baratto UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O objetivo foi elencar os principais aspectos observados e relacionados com o exercício profissional, os equipamentos utilizados no ambiente de trabalho, os equipamentos de proteção individual (EPI) e as instalações das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Maravilha (SC). Estudo observacional com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado em seis UBS do município, por meio de observação do local de trabalho e entrevista com a enfermeira coordenadora de cada UBS. O questionário foi aplicado de forma individual entre os meses de junho e julho de 2016. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), sob protocolo número 1.966.071. Das seis UBS analisadas, quatro apresentavam problemas quanto a arquitetura, considerando a legislação sanitária para locais prestadores de serviços de saúde (RDC/ANVISA 50), o que aumentava os riscos tanto para os profissionais quanto para os pacientes atendidos. Os lavatórios e torneiras estavam de acordo com a legislação nas seis UBS, assim como a ventilação e iluminação. Os resíduos biológicos possuíam coleta e destinação correta nas seis UBS. Quanto aos EPIs, todos eram disponibilizados, porém nem sempre utilizados pelos profissionais das seis UBS, sendo que quando utilizados, sempre o faziam de forma correta. Assim, de forma geral, as seis UBS estão de acordo com os cuidados constantes na Política Nacional de Atenção Básica, no que tange a saúde dos trabalhadores, bem como, cumprem o Programa de Proteção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO) para os serviços públicos em saúde.

 

Palavras-chave: Saúde do trabalhador; Acidente de trabalho; Serviços de saúde.

Biografia do Autor

Everton Boff, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

Licenciatura em Formação Pedagógica para Docentes das Áreas Específicas do Currículo do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI);

Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

Especialização em Gestão de Negócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC);

Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);

Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Referências

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração de projetos físicos de estabelecimentos assistênciais de saúde. Resolução - RDC n°50, de 21 de fevereiro de 2002. Brasília: 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PORTADORES DE HEPATITE. Tipos de Hepatite. Disponível em http://www.hepatite.org.br/hepatite/tipos-de-hepatite. Acesso em 16 de Junho de 2016.

BEJGEL, Ilana; BARROSO, Wanir José. O trabalho do setor da Saúde, a Legislação e seus direitos sociais. Volume 9, n°2 - Jul/Dez , Ano 2001.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, Art. 7°, dos diretos sociais. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acessado em 20 de julho de 2016.

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Decreto Lei n° 5.452 de 01 de Maio de 1943. Brasilia, DF. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm. Acesso em 20 de julho de 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Exposição a Materiais Biológicos: Saúde do Trabalhador, Protocolos de Complexidade Diferenciada, Brasília, 2006.

BRASIL. Departamento de DST, AIDS E Hepatites Virais. Portal sobre aids, doenças secualmente transmissíveis e hepatites virais. Disponível em DST-AIDS: http://www.aids.gov.br/aids Acesso em 16 de Junho de 2016.

BRASIL. Da Segurança e da Medicina do Trabalho. Lei n° 6.514/77, de 22 de dezembro de 1977. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6514.htm. Acesso em 25 de julho de 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Classificação de Risco dos Agentes Biológicos. Série A. Normas e Manuais técnicos. Brasília, Editora do Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Exposição a Materiais Biológicos. Série A. Normas e Manuais técnicos. Brasília, Editora do Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Boletim Epidemiológico AIDS e DST Disponível em: http://dab.saude.gov.br. Acesso em 06 de Junho de 2016.

BRASIL. Minitério da Saúde. Política Nocional de Atenção Básica. Disponível em http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnab.php. Acesso em 06 de Junho de 2016.

BRASIL. Portal da Saúde. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/. Acesso em 06 de Junho de 2016.

BRASIL. Portaria n° 3.214/78 de 08 de Junho de 1978. Aprova as Normas Regulamentadoras - NR - do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas a Segurança e Medicina do Trabalho. Disponível em http://www.camara.gov.br/sileg/integras/839945.pdf. Acesso em 15 de julho de 2016.

COREN. Conselho Regional de Enfermagem. Disponível em http://mt.corens.portalcofen.gov.br/diferenca-entre-categorias_698.html, Acesso em 17 de Junho de 2016.

DALRI, RITA DE CÁSSIA DE MARCHI BARCELOS. Risco ocupacionais entre trabalhadores de enfermagem de unidades de Pronto Atendimento em Uberaba – MG, Dissertação (Mestrado em enfermagem fundamental) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, MG, 2007.

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Rotinas de atendimento com material biológico. Porto Alegue: HCPA/ Seção Gráfica e documentação, 1994.

INFECTO.ORG. Doenças Causadas por herpes vírus. Disponível em Infecto.org: http://www.infecto.org/novo/index.php/doencas-causadas-por-herpes-virus Acesso em 15 de Junho de 2016.

INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM IMUNOBIOLÓGICOS. Caxumba: sintomas, transmissão e prevenção. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em https://www.bio.fiocruz.br/index.php/caxumba-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em 15 de Junho de 2016.

LUZ, Sérgio. Portal da Enfermagem. Disponível em : www.portaldaenfermagem.com.br. Acesso em 15 de Setembro de 2016.

MARQUES, Lucimara dos Santos. A Saúde Pública no Brasil. Via Jus. Disponível em : http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=1837&idAreaSel=16&seeArt=yes. Acesso em 14 de Junho de 2016

.

MORAES, Giovanni. Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho. 12° Ed. Rio de Janeiro: Editora Virtual Ltda, 2013.

OPPERMANN, Carla Maria. Manual de biosegurança para serviços de saúde. Porto Alegre, 2003.

REZENDE, Roseli; BORGES, Najla Moreira Amaral, FROTA, Oleci Pereira. Síndrome de Burnout e absenteísmo em enfermeiros no contexto hospitalar: revisão integrativa da literatura brasileira – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2012.

ROCHA, Felipe Pereira. Caracterização do absenteísmo-doença associado aos afastamentos por licença médica da equipe de enfemagem e médica: Estudo de caso em um Hospital Estadual de São Paulo. Dissertação (Mestrado na área de concentração: avaliação, comunicação e controle de riscos nos locais de trabalho. Fudação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho. São Paulo,SP, 2015.

VARELA, Drauzio. Dr. Drauzio. Vírus e Bactérias. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/virus-e-bacterias/herpesvirus. Acesso em 15 de Junho de 2016.

Publicado
16-02-2018
Seção
Planejamento e Gestão dos Sistemas de Saúde