BEM VIVER

  • Simone Schneider Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • KELI JOHNER Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • SCHAYANE GOLZER Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • FLÁVIA BERGER RANSAN Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Resumo

Este projeto visa proporcionar uma experiência pessoal de vivência em grupo para pessoas com sofrimento psíquico residentes no Município de Santa Terezinha do Progresso-SC, onde se criem condições de comunicação que permitam: criar um clima de ajuda, de acolhimento, socialização, que permita criação de vínculos, e o fortalecimento da autoestima e qualidade de vida de todos.  Para a realização dos encontros é necessário um espaço com um clima agradável, amplo, coberto e com cadeiras. O principal instrumento de trabalho é a escuta empática e compreensiva. As temáticas inerentes dependem das necessidades individuais e do próprio grupo, trata-se, pois, de um trabalho centrado no grupo e não numa tarefa pré-definida e é isso que os torna uma experiência única e significativa. Podem ser utilizadas também dinâmicas, vídeos, entre outros. Os encontros são semanais, com duração de 1h30min cada, e em cada encontro será solicitada assinatura da lista de presença de todos os participantes. O grupo é recém-formado, está dando seus primeiros passos, em três meses de funcionamento percebe-se em quem compareceu com frequência que estão com maior autoestima e lidando melhor com o transtorno mental ou sofrimento.  A Saúde Mental precisa ser levada a sério e este projeto caminha neste sentido. O desenvolvimento da confiança da pessoa no grupo acaba por gerar uma maravilhosa e real solidariedade entre os indivíduos, mudando a postura e o gestual, concluindo por se tratar das variadas e significativas mudanças vivenciadas, as pessoas ficam mais calmas, conseguem lidar de uma forma mais clara e madura com sua doença e ou sofrimento. O crescimento pessoal, a libertação de maus hábitos adquiridos, o encontro da felicidade na liberdade, o enfrentamento da ausência e dor na vida pessoal, a autoconfiança e coragem entre tantos outros fatores, são os resultados da vivência dos grupos de encontro, que, se seriamente conduzidos, podem vir a ser uma das mais importantes experiências na vida de um indivíduo.

Biografia do Autor

Simone Schneider, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Formada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, atuando na UBS de Santa Terezinha do Progresso, cursando Pós Graduação em Saúde Pública na Unochapecó.

KELI JOHNER, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Farmacêutica/Bioquímica, formada no ano de 2014 pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, atuando na unidade Básica de Saúde do Município de Santa Terezinha do Progresso. Cursando especialização em Farmácia Clínica pela Faculdade Unyleya e Saúde Publica: Atenção Básica pela UNOCHAPECÓ.
SCHAYANE GOLZER, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Nutricionista,  formada no ano de 2016 pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, atuando na Unidade Básica de Saúde de Santa Terezinha do Progresso, Cursando Especialização em Saúde Publica: Atenção Básica, pela UNOCHAPECÓ.
FLÁVIA BERGER RANSAN, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Fisioterapeuta, formada no ano de 2013 pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, atuando na unidade Básica de Saúde do Município de Santa Terezinha do Progresso. Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional. Pos -graduanda em especialização  Saúde Publica: Atenção Básica pela UNOCHAPECÓ.
Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde