Formação em Saúde na perspectiva do controle social: Um relato de experiência de residentes em saúde da Família

  • LILIAN SUELEN DE OLIVEIRA CUNHA Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thais da Silva Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduarda Berckenbrock Bolsoni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francini Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandra Graciosa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Objetivo: Apresentar um relato de experiência vivenciada por residentes Multiprofissionais em Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Catarina enquanto membros da Comissão Organizadora da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Florianópolis. Método: Em Florianópolis, em 2015, em consonância com a agenda nacional para realização de conferências de saúde a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde e demais Instituições convocaram por meio de edital profissionais e residentes interessados em participar do processo de organização com o intuito de elaborar propostas e engendrar as diretrizes com vistas a incentivar e apoiar a mobilização popular dos diversos movimentos, entidades e associações para realização da 9ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: Saúde Pública e de qualidade para cuidar bem das pessoas. Um direito do povo brasileiro. Para compor a comissão organizadora residentes foram convidados a integrar de acordo com área de interesse e vagas disponibilizadas. Entre as atividades realizadas os residentes participaram de oficinas de preparação da metodologia para cada pré-conferência, relatoria e demais comissões. Resultado: No processo de construção das pré-conferências verificou-se que a mobilização social ocorreu após iniciativa de atores que fazem parte do conselho municipal de saúde e que entendem como primordial a ampla participação da população nas discussões das Políticas Públicas. Ressalta-se que essa participação contribui na formação de recursos humanos, pois apresenta mais uma alternativa de integração entre a formação em saúde, gestão setorial e controle social no Sistema Único de Saúde - SUS.  Conclusão: Entende-se que o incentivo à interação entre ensino, gestão, atenção e controle social no processo de formação dos residentes em saúde da família contribui para a compreensão de forma ampliada dos princípios e diretrizes do SUS, de modo a fortalecer o debate e a defesa do sistema. Além disso, contribuem para o comprometimento nos espaços de controle social.

Palavras-chave: Conferências de Saúde, Saúde da Família, Políticas Púbicas.

 

Biografia do Autor

LILIAN SUELEN DE OLIVEIRA CUNHA, Universidade Federal de Santa Catarina

Profissional de Educação Física. Especialista em Saúde da Família, Especializando em Saúde Coletiva no Departameto de Saúde Pública na Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Thais da Silva Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina
Farmacêutica. Especialista em Saúde da Família, na Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Eduarda Berckenbrock Bolsoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família, na Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Francini Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família, na Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Alessandra Graciosa, Universidade Federal de Santa Catarina
Assistente Social. Prefeitura Municipal de Gaspar
Publicado
19-04-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde