EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: cuidado por meio de ações dialógicas e interativas

  • Caroline Thaís Both Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões
  • Mariana Padilha Werle Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões
  • Marta Cocco da Costa Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões
  • Darielli Gindri Resta Fontana Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões
  • Isabel Cristina dos Santos Colomé Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões

Resumo

A educação em saúde consiste em ações que visam a promoção da saúde, prevenção de doenças e minimização de riscos, com o objetivo de desenvolver consciência crítica entre a população, proporcionar melhorias na qualidade de vida e possibilitar a transformação da realidade, de forma individual e coletiva. Com isso, é fundamental a efetivação desta pelo enfermeiro, desde sua formação, durante o processo saúde e adoecimento na comunidade em que atua. Nesse sentido, objetiva-se descrever ações de educação em saúde desenvolvidas por acadêmicas de Enfermagem junto à comunidade adscrita de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Palmeira das Missões/RS. Caracteriza-se como relato de experiência das ações de educação em saúde desenvolvidas por acadêmicas do 5° semestre do curso de graduação em Enfermagem, durante as aulas práticas da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva “A” no 1° semestre de 2017. As atividades desenvolvidas foram de educação em saúde na sala de espera, nas visitas domiciliares e em uma escola. A atividade de sala de espera foi realizada na dependência física da ESF em forma de roda de conversa com perguntas, respostas e comentários sobre a Diabetes Mellitus (DM) entre os usuários que aguardavam atendimento e as acadêmicas. As visitas domiciliares consistiram em orientações acerca do processo saúde e adoecimento do usuário e seus familiares, principalmente referentes à hipertensão, DM e sequelas pós Acidente Vascular Encefálico (AVE). Já na escola, abordou-se a higiene corporal, sua importância e como realizá-la adequadamente, com alunos do 4°, 5° e 7° ano do ensino fundamental. Para tanto, dividiu-se os alunos em grupos em que elencaram cuidados de higiene para cada parte do corpo humano. Após, as respostas foram compartilhadas com toda a turma e em conjunto foi desenhado em um painel as partes que compõe o corpo humano e os respectivos cuidados de higiene corporal. Por meio da realização dessas ações de educação em saúde, observou-se que os usuários conseguiram esclarecer suas dúvidas, identificar-se com sinais e sintomas das doenças abordadas, contribuindo para disseminação de conhecimentos científicos na família e na comunidade, bem como potencializando a relação dialógica e interativa. Para o processo de formação acadêmica foi relevante pois permitiu executar ações de educação em saúde, auxiliando na busca e no empoderamento de conhecimentos, no planejamento e desenvolvimento de estratégias para expressá-los de maneira compreensiva aos usuários, principalmente na abordagem com os estudantes na escola, assim como para crescimento pessoal e profissional. Conclui-se que as ações de educação em saúde desde a graduação contribuem para a qualificação e formação de profissionais enfermeiros capazes de intervir em diversas situações, potencializando a produção do cuidado na direção da promoção da saúde e no fortalecimento dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
Publicado
15-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde