METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO EM MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MODELO ANATÔMICO PARA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM NEUROANATOMIA

  • ÉDINA STARCK Unievrsidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó

Resumo

A educação em saúde no ensino superior vem sofrendo mudanças positivas ao longo do tempo, objetivando a implementação de estratégias de ensino que posicionem o aluno como sendo o centro do aprendizado, ou seja, que ele seja o provedor e o detentor de seu próprio processo ensino-aprendizagem. Desse modo, algumas estratégias estão sendo utilizadas para contribuir de forma mais efetiva na formação acadêmica. O estudo da neuroanatomia humana pode representar um grande desafio aos estudantes pela quantidade de conteúdos à serem estudados e, também, pelo fato de que algumas partes anatômicas não poderem ser visualizadas com facilidade, seja em cadáveres ou em outros modelos anatômicos. Diante disso, a elaboração de peças anatômicas, confeccionadas pelos próprios estudantes, facilita esse aprendizado, pois promove o estudo do conteúdo e o planejamento da construção de modelos que melhor representam a realidade. Dessa forma, objetivou-se a construção de modelo anatômico através de metodologia ativa de aprendizagem, por acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó. O modelo escolhido foi o da medula espinhal e a representação de seus tratos de fibras nervosas ascendentes e descendentes, devido a sua não representação em modelos anatômicos disponíveis no laboratório da referida instituição de ensino. A atividade foi desenvolvida a partir de uma revisão teórica dos conteúdos a serem representados, seguida pela escolha dos materiais a serem utilizados e do modelo a ser executado. Para a confecção deste modelo representativo e esquemático, utilizou-se materiais de baixo custo: biscuit, cola para biscuit, cola colorida, isopor, palitos de churrasco, e papel para a identificação de macro e microestruturas neuroanatômicas visualizadas na peça confeccionada.  Posteriormente à elaboração da peça, os acadêmicos apresentaram as suas estruturas e deixaram em exposição no laboratório de anatomia da UFFS para utilização dos demais estudantes. A partir disso, infere-se que a elaboração de materiais pelos próprios estudantes utilizando metodologias ativas de aprendizagem facilita a articulação do conhecimento teórico com o conhecimento prático, tornando assim o aprendizado mais efetivo. Além de contribuir com o aprendizado, atuando como uma ferramenta alternativa de metodologia ativa para o ensino da neuroanatomia, a atividade proporcionou a integração dos estudantes a partir do trabalho em grupo. Observa-se que há necessidade de mudanças na educação em saúde no ensino superior, a fim de promover a aprendizagem sendo que esta atividade demonstrou-se efetiva contribuindo para a formação dos acadêmicos envolvidos.

 

 

Palavras-chave: Neuroanatomia; Metodologia ativa de aprendizagem; Medula espinal.

Biografia do Autor

ÉDINA STARCK, Unievrsidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul.
Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde