DO SONHO A REALIDADE: A CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO EM UMA CAPITAL DO CENTRO OESTE BRASILEIRO E O ACESSO UNIVERSAL AO SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA.

  • Gleydson Ferreira Melo Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Cynthia Ferreira Melo UFG
  • Maria Alves Barbosa UFG
  • Sue Christine Siqueira FESGO
  • Tainara Sardeiro FESGO

Resumo

Objetivou-se relatar a experiência da construção coletiva de um centro de vacinação municipal, na cidade de Goiânia GO, a partir da óptica da problematização e da união do conselho local de saúde, gestão e a sociedade civil organizada. Trata-se de um estudo descritivo, em formato de relato de experiência participativa, na óptica do gestor de um serviço público municipal, fundamentado nas etapas do Arco de Maguerez, com sujeitos do processo: Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, um Centro Integrado de Assistência a Saúde (CIAMS), o Gestor, Conselho Local de Saúde e a Sociedade Civil Organizada. A partir da grande procura de usuários por vacinação em um Centro Integrado de Assistência a Saúde do Município de Goiânia, e a precária estrutura física de acesso universal ao Programa Nacional de Imunização (PNI), fez se necessárias uma força tarefa entre Gestão/Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Local de Saúde juntamente com a Sociedade Civil Organizada no intuito de unir esforços, lutas, debates e buscar uma solução para o problema,que culminou na construção coletiva de um centro municipal de vacinação com estrutura própria e com financiamento de recursos advindos do Ministério da Saúde e que atualmente atende em média 40 mil pessoas por mês, em todas as faixas etárias, tornando um serviço modelo e de excelência no SUS municipal de Goiânia GO. Atendendo a população de segunda a domingo no horário comercial, garantindo o acesso universal a imunização, principalmente a trabalhadores e mães que não conseguem acesso ao serviço público durante os dias da semana. Além do acesso universal a todas as vacinas, esta unidade passa a ser referência para emissão do certificado de viagem internacional (Cartão de Vacinação Internacional), com acesso direto ao Sistema da ANVISA. Atendendo usuários de todo o Estado de Goiás, que necessitam do bloqueio da vacina contra Febre Amarela e comprovação internacional. Conclui-se que a construção do Sistema Único de Saúde, na busca de serviços de qualidade, depende da organização e planejamento, logo as necessidades estruturais e a não participação do controle social, leva o sistema a uma estagnação. A união dos gestores locais, as lideranças da sociedade civil organizada e os conselheiros locais, tornam-se personagens insubstituíveis no processo de construção do sonho a realidade. Vale a pena lutar por um Sistema de Saúde Único e Universal para todos os brasileiros.

Biografia do Autor

Gleydson Ferreira Melo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutorando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Saúde do Trabalhador e Saúde Mental pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor do curso de Medicina e Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goias e da Faculdade Estácio de Sá de Goiás. Ocupa o cargo de Gestor Geral do Centro Integral de Assistência Médico Sanitária - CIAMS Pedro Ludovico e Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia - GO. Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Avaliação dos Serviços de Saúde; Gestão dos serviços de Saúde; Desenvolvimento de pessoas em saúde; Educação Permanente em Saúde e Qualidade da Assistência a Saúde e em enfermagem

Cynthia Ferreira Melo, UFG
Especialização em Saúde Pública, Universidade Federal de Goiás
Maria Alves Barbosa, UFG
Doutorado em Enfermagem, Universidade Federal de Goiás
Sue Christine Siqueira, FESGO
Mestrado em Atenção à Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Tainara Sardeiro, FESGO
Mestre em Ciencias da Saúde, UFG

Referências

não aplica

Publicado
16-02-2018
Seção
Planejamento e Gestão dos Sistemas de Saúde