A NECESSIDADE DE DESMILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITAR

  • MARIA ELOÁ GEHLEN Universidade Federal Fronteira Sul campus Laranjeiras do Sul

Resumo

Tendo como base de reflexão as Escolas Cívico-Militar no Paraná, este trabalho trata da necessidade de desmilitarização das Escolas Públicas Cívico-Militar, que pululam pelo país. O objetivo é compreender como funcionam estas escolas públicas e quais as finalidades para as quais foram criadas. A metodologia é qualitativa e consiste em pesquisa bibliográfica, na legislação, na decisão de uma juíza gaúcha e uma ação impetrada pelo Ministério Público Federal do Acre (MPF) e nos relatos de um estudante de Apucarana, PR, de uma mãe de Londrina/PR, que possui um filho em uma escola cívico-militar. Trata-se de perquirir-se por que foram criadas estas escolas públicas no governo federal passado (2019-2022), quando o país passava pela turbulência de um sistema autoritário, que não conversava com o setor educacional. Também, é peremptório perguntar por que não existem escolas cívico-militar na esfera educacional privada?

Biografia do Autor

MARIA ELOÁ GEHLEN, Universidade Federal Fronteira Sul campus Laranjeiras do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS. Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais e Pedagogia. Professora Adjunta na UFFS - campus Laranjeiras do Sul PR.

Publicado
17-04-2024