DO LIXO AO ADUBO PARA A HORTA ESCOLAR
CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO PEDAGÓGICO PARAEDUCAÇÃO AMBIENTAL E AUTONOMIA DOS ALUNOS
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Prática Pedagógica e InterdisciplinaridadeResumo
O presente trabalho apresenta um projeto pedagógico desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul, que teve como objetivo reutilizar aparas de lápis, resíduos comuns no ambiente escolar, como matéria orgânica para compostagem e produção de adubo para a horta escolar. A proposta visou promover a educação ambiental e o protagonismo estudantil por meio de práticas sustentáveis e interdisciplinares. A metodologia adotada foi qualitativa, com registros em diário de campo e fotografias, envolvendo atividades como rodas de conversa, coleta, pesagem e compostagem das aparas. Os resultados demonstraram avanços na conscientização ambiental dos alunos, no engajamento coletivo e na integração entre teoria e prática. O projeto evidenciou que ações simples podem gerar impactos significativos na formação cidadã e na construção de uma cultura escolar mais ecológica e participativa.
