POTENCIALIDADES DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO
UM OLHAR PARA AS DIRETRIZES CURRICULARES LATINO-AMERICANAS
Palavras-chave:
Agir criticamente, ´documentos curriculares, atividades pedagógicasResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar e identificar o potencial pedagógico das estratégias de ensino para o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) em Ciências, presentes nas Diretrizes Curriculares de países latino-americanos. Para isso, a investigação, de abordagem qualitativa, caracterizou-se como bibliográfica e documental. O corpus da pesquisa foi composto por seis Diretrizes Curriculares de países latino-americanos, a saber: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru, as quais foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Ao todo, foram identificadas 44 estratégias de ensino, totalizando 105 ocorrências, as quais foram classificadas em quatro subcategorias conforme a sua potencialidade para o desenvolvimento do PC: Informativas, Exploratória, Reflexiva e Crítica.
