POTENCIALIDADES DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO

UM OLHAR PARA AS DIRETRIZES CURRICULARES LATINO-AMERICANAS

Autores

Palavras-chave:

Agir criticamente, ´documentos curriculares, atividades pedagógicas

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar e identificar o potencial pedagógico das estratégias de ensino para o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) em Ciências, presentes nas Diretrizes Curriculares de países latino-americanos. Para isso, a investigação, de abordagem qualitativa, caracterizou-se como bibliográfica e documental. O corpus da pesquisa foi composto por seis Diretrizes Curriculares de países latino-americanos, a saber: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru, as quais foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Ao todo, foram identificadas 44 estratégias de ensino, totalizando 105 ocorrências, as quais foram classificadas em quatro subcategorias conforme a sua potencialidade para o desenvolvimento do PC: Informativas, Exploratória, Reflexiva e Crítica.

Biografia do Autor

  • Letiane Lopes da Cruz, Universidade Franciscana (UFN)

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana (UFN) e bolsista PROSUC/CAPES

  • Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Professor do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

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Publicado

24-11-2025