GESTÃO COLABORATIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA ESCOLAR DEMOCRÁTICA EEQUITATIVA

Autores

  • Ariele Grando Woloszyn Universidade Federal Fronteira Sul - Erechim
  • Cleusa Inês Ziesmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sonize Lepke Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Práticas democráticas. Respeito a diversidade. Liderança.

Resumo

O presente texto discute como a gestão colaborativa contribui para a implementação de práticas inclusivas nas escolas diante os estudantes público da educação especial inclusiva. Tem por objetivo, analisar de que forma a gestão colaborativa pode contribuir para a efetivação de práticas educacionais inclusivas, enfatizando a importância de uma escola democrática e acessível. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, baseado em levantamento bibliográfico e análise documental. Os resultados esperados indicam que  uma gestão democrática e participativa pode fortalecer uma cultura institucional inclusiva, superando barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais. Destaca-se assim, a importância de gestores bem preparados, atuando como agentes articuladores na consolidação de ambientes escolares equitativos e acolhedor das diversidades.

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Publicado

24-11-2025