ESPORTES DE COMBATE NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR

DIÁLOGOS A PARTIR DA TEORIA SOCIOCULTURAL

Autores

  • Vanderlei Ramos de Oliveira Júnior UFFS
  • Profª Dr. Cleusa Inês Ziesmann UFFS
  • Profª Dr. Sonize Lepke UFFS

Palavras-chave:

Educação Inclusiva , teoria sociocultural , Esportes de combate

Resumo

Este estudo busca entender como os esportes de combate ou luta podem contribuir com a inclusão de estudantes no ambiente escolar, por meio dos princípios da teoria sociocultural. E o objetivo geral do estudo é investigar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, como e se os esportes de combate ou luta são utilizados em âmbito escolar, e podem contribuir com inclusão de estudantes no ambiente escolar, por meio dos princípios da teoria sociocultural. foi feito busca bibliográfica por um recorte temporal o período de 2019 e 2024, a base de buscar foi o  Google Scholar. A análise dos dados ocorreu de forma qualitativa, com os achados sendo agrupados em categorias temáticas emergentes, tais como mediação e ferramentas pedagógica, desenvolvimento de interações sociais, a linguagem como instrumento do pensamento, o contexto histórico-cultural e zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Ao revisar os artigos foram encontrados os seguintes resultados os seguintes, revelou que os esportes de combate, quando integrados ao processo educativo de forma intencional e com mediações adequadas, se tornam poderosas ferramentas para o desenvolvimento completo dos estudantes.

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Publicado

24-11-2025