ESPORTES DE COMBATE NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
DIÁLOGOS A PARTIR DA TEORIA SOCIOCULTURAL
Palavras-chave:
Educação Inclusiva , teoria sociocultural , Esportes de combateResumo
Este estudo busca entender como os esportes de combate ou luta podem contribuir com a inclusão de estudantes no ambiente escolar, por meio dos princípios da teoria sociocultural. E o objetivo geral do estudo é investigar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, como e se os esportes de combate ou luta são utilizados em âmbito escolar, e podem contribuir com inclusão de estudantes no ambiente escolar, por meio dos princípios da teoria sociocultural. foi feito busca bibliográfica por um recorte temporal o período de 2019 e 2024, a base de buscar foi o Google Scholar. A análise dos dados ocorreu de forma qualitativa, com os achados sendo agrupados em categorias temáticas emergentes, tais como mediação e ferramentas pedagógica, desenvolvimento de interações sociais, a linguagem como instrumento do pensamento, o contexto histórico-cultural e zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Ao revisar os artigos foram encontrados os seguintes resultados os seguintes, revelou que os esportes de combate, quando integrados ao processo educativo de forma intencional e com mediações adequadas, se tornam poderosas ferramentas para o desenvolvimento completo dos estudantes.
