CINEMA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTAS A PARTIR DE FILMES COMERCIAIS E DOCUMENTÁRIOS
Palavras-chave:
Educação ambiental, cinema, Ensino MédioResumo
Este trabalho propõe o uso de filmes comerciais e documentários como recurso pedagógico para fortalecer a Educação Ambiental no Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, baseou-se em critérios como acessibilidade das obras, compatibilidade com a faixa etária e presença de temáticas ambientais claras. Os filmes selecionados foram analisados segundo categorias da Educação Ambiental Crítica, como a crítica ao modelo capitalista, a relação sociedade-natureza, o protagonismo coletivo e o potencial de transformação social, conforme Trein (2012). A análise mostra que os filmes contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, favorecem abordagens interdisciplinares e incentivam práticas educativas mais sensíveis às questões socioambientais contemporâneas. A proposta reforça o papel do cinema como ferramenta acessível e potente para dialogar com os estudantes sobre os desafios ambientais atuais.
