FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO E (RE)SIGNIFICAÇÃO DE CURRÍCULOS E DA PRÁTICA

Autores

  • Tamini Wyzykowski UFFS
  • Camila Boszko UFFS
  • Fabiane de Andrade Leite UFFS
  • Roque Ismael da Costa Güllich UFFS

Palavras-chave:

Pós-doutorado Estratégico, Ensino de Ciências, Processos formativos críticos

Resumo

O  trabalho discorre sobre resultados parciais construídos a partir do desenvolvimento do Projeto: Formação de professores e currículo de Ciências: processos de constituição e (re)significação de itinerários curriculares e da prática docente, aprovado no Edital do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-doutorado Estratégico – EDITAL No 16/CAPES/2022, submetido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo. O objetivo principal da pesquisa a nível de pós-doutoramento é compreender a constituição de professores em processo de formação compartilhada que participam de programas de formação na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para a sistematização desta escrita, a fim de socializar  resultados parciais construídos no referido percurso, tomamos como referência a narrativa como escrita reflexiva, a partir do repertório de conhecimentos presentes nos relatórios produzidos pelos três pesquisadores/bolsistas em estágio pós-doutoral durante a participação no contexto investigativo-formativo, submetidos para apreciação e validação da CAPES  no período do ano de 2023 e 2024. No texto, apresentamos alguns resultados, organizados na escrita a partir de três dimensões: a) técnica/tecnológica; b) científica; c) formativa/acadêmica/social. O trabalho sintetiza a relevância dos estágios pós-doutorais na ampliação da pesquisa e na consolidação de processos formativos críticos no, sobre e para o Ensino, a Pesquisa e a FormAção em Ciências. As ações desenvolvidas permitiram aprofundar a discussão sobre os currículos, compreendidos como construções históricas, culturais e políticas, bem como sobre os aspectos que compõem a concepção de ensino assumida pelos sujeitos envolvidos nos processos de formação.

Biografia do Autor

  • Camila Boszko, UFFS

    Professora de Magistério Superior – Substituta, no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-doutora junto ao PPGEC  da UFFS, com bolsa do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação de Pós-Doutorado Estratégico - CAPES

  • Fabiane de Andrade Leite, UFFS

    Professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

  • Roque Ismael da Costa Güllich, UFFS

    Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

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Publicado

24-11-2025