ESPACIALIZAÇÃO E TENDÊNCIAS RECENTES DA VERTICALIZAÇÃO NA CIDADE DE CHAPECÓ (SC)
Palavras-chave:
EspacializaçãoResumo
A verticalização é um processo de crescimento urbano caracterizado pela construção de edifícios com vários pavimentos, concentrando-se principalmente em áreas centrais ou valorizadas das cidades. No Brasil, esse fenômeno se intensificou a partir da segunda metade do século XX, inicialmente nas metrópoles, e nas últimas décadas passou a ocorrer também em cidades médias, como Chapecó (SC).
Chapecó, por sua função regional como polo agroindustrial e comercial, tem vivenciado um processo acelerado de verticalização. Inicialmente restrita ao centro, essa dinâmica passou a se expandir para outros bairros, refletindo uma reorganização socioespacial do município.
Diante disso, o trabalho tem como objetivo principal analisar a distribuição espacial da verticalização urbana em Chapecó, buscando identificar as áreas mais verticalizadas e os fatores que influenciam essa concentração. A pesquisa parte do entendimento de que a verticalização não é apenas sinal de desenvolvimento, mas um processo complexo, moldado por interesses públicos e privados, e que impacta significativamente a estrutura urbana e social da cidade.
