A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA ARTE DE VIGOTSKI

Autores

  • Nilson Júnior Arruda Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aline Cassol Daga Cavalheiro Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Educação Estética, Texto literário, Lev Vigotski, A Psicologia da Arte

Resumo

O presente trabalho discorre sobre a educação estética no trabalho com o texto literário a partir das contribuições tecidas por Lev Semionovich Vigotski em sua obra A Psicologia da Arte (1999). A questão central que norteia nossos esforços é: quais são as contribuições teóricas da obra A Psicologia da Arte (1999), de Lev Vigotski, para pensar a educação estética no trabalho com o texto literário na escola?. A partir dela, objetivamos, por meio do Materialismo Histórico-Dialético, i) aprofundar as investigações teóricas a respeito da psicologia da arte vigotskiana; ii) discutir a importância da fruição estética do texto literário para o processo de humanização e; iii) depreender as contribuições das teorizações de Vigotski e de autores da Pedagogia Histórico-Crítica para o trabalho pedagógico com o texto literário na escola. Para contemplar isso, além de Vigotski (1999; 2007; 2018), utilizamos, majoritariamente, Martins (2013; 2016), Marx (1989); Netto (2011); Prestes et al. (2015; Saviani (2009; 2015) e Britto (2012a; 2012b).

Downloads

Publicado

24-11-2025