METODOLOGIAS DE ENSINO E PENSAMENTO CRÍTICO

UM OLHAR PARA O CONTEXTO SUL-AMERICANO

Autores

  • Victória Santos da Silva UFFS
  • Dr. Roque Ismael da Costa Güllich

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Estratégias de Ensino, Reflexão Crítica

Resumo

Nesta pesquisa, analisamos o potencial das Metodologias de Ensino (ME) para o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) no Ensino de Ciências (EC) em países sul-americanos. Diante dos desafios da sociedade atual, buscamos compreender como diferentes metodologias podem favorecer a reflexão, a análise e o posicionamento crítico dos estudantes. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com análise de produções acadêmicas do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Focamos em cinco ME: Ensino por Investigação, Ensino pela Pesquisa, Experimentação Investigativa, Pedagogia de Projetos e Resolução de Problemas. Os resultados mostram que, embora todas apresentem elementos que contribuem para o PC, nenhuma contempla integralmente seus aspectos formativos. Concluímos que é necessário fortalecer a formação docente e investir em propostas que articulem teoria e prática, a fim de promover uma educação científica crítica, voltada à autonomia e à transformação social.

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Publicado

24-11-2025