AS DIMENSÕES DO EDUCATIVO NAS “OCUPAS” DE 2015 EM SÃO PAULO
Palavras-chave:
Educativo, Neoliberalismo, Reforma Empresarial da Educação, Ocupações SecundaristasResumo
O presente trabalho em andamento tem como temática as ocupações secundaristas de 2015 no Estado de São Paulo e busca compreender qual o educativo nas relações que envolvem os sujeitos da reforma educacional chamada de “Reorganização Escolar” no Estado de São Paulo em 2015 e seus desdobramentos? Iremos explorar este acontecimento histórico de modo a investigar o educativo presente nas ações dos estudantes, do governo, da tensão destes, e da reforma. Tencionamos o neoliberalismo enquanto fenômeno educativo, ao criar a hipótese de haver mobilização de valores com o objetivo de alterar a subjetividade dos alvos centrais da reforma, a partir dela. Assim, construímos uma pesquisa qualitativa, com o uso das metodologias de pesquisa bibliográfica, documental e teórica. Como fonte, analisaremos recursos midiáticos (reportagens, matérias), postagens na rede social Facebook, como na página “Comando das Escolas Ocupadas”, artigos científicos que tratem do fenômeno e o livro “Escolas de Luta” de Campos, Medeiros e Ribeiro (2016) que conta com vasto material de entrevistas, imagens e ajuda a remontar a luta dos secundaristas contra a reforma proposta pelo Governo Alckmin (2014-2018). Fundamentamos a pesquisa a partir da teoria pós-critica, contando com autores como Plá (2022), Freitas (2018), Pongratz (2006) e Calvo (2011), além dos que virão com o seu desenvolvimento.
