ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ANÁLISE DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 4/2024
Palavras-chave:
Epistemologia, Ensino de Ciências, Discursos CurricularesResumo
O estudo tem como foco a inserção de aspectos histórico-epistemológicos na formação de professores, considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais orientam a estrutura e os conteúdos dos cursos de licenciatura. Com isso, temos como objetivo analisar como a perspectiva histórico-epistemológica é abordada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, especialmente na Resolução CNE/CES nº 7/2002 e na Resolução CNE/CP nº 4/2024. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo documental, de acordo com Lüdke e André (2012). Por meio da análise, identificamos que a inserção de aspectos histórico-epistemológicos tem ganhado destaque nas políticas curriculares mais recentes voltadas para a formação de professores. Porém, como ponto negativo, identificamos que as Diretrizes Curriculares Nacionais específicas para o curso de Ciências Biológicas não contemplam tais aspectos, representando uma limitação. Com isso, reforçamos a necessidade da inclusão de aspectos que favoreçam uma formação voltada para práticas mais contextualizadas e para uma visão de Ciência mais completa.
