HISTÓRIA DA CIÊNCIA E MULHERES CIENTISTAS
UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Formação de Professores, Mulheres na Ciência, Ensino de CiênciasResumo
A presença das mulheres na Ciência vem ganhando destaque em pesquisas e discussões importantes sobre a necessidade de dar maior visibilidade às contribuições femininas ao longo da História da Ciência. Nesse sentido, é fundamental que, desde a formação inicial de professores, essas temáticas sejam trabalhadas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais contextualizadas e reflexivas, reconhecendo a importância de incluir nomes de mulheres cientistas nas referências de materiais didáticos que subsidiam o trabalho dos professores de Ciências. O objetivo da pesquisa é identificar e analisar, nas publicações da BDTD, práticas pedagógicas que utilizam a História da Ciência e valorizam a atuação de mulheres cientistas no ensino de Ciências. Dessa forma, o estudo adota uma abordagem qualitativa em educação, com foco na formação inicial de professores, utilizando como metodologia a análise de conteúdo. Para atender aos objetivos da pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica na BDTD, na qual foram identificados inicialmente 27 trabalhos selecionados, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste e ausência na região Norte, evidenciando desigualdade regional na visibilidade das discussões sobre mulheres na Ciência e História da Ciência. Consideramos, portanto, a urgência de ampliar pesquisas e debates sobre a História da Ciência valorizando as mulheres cientistas, integrando essa temática desde a formação inicial docente para promover práticas pedagógicas mais contextualizadas e inclusivas no ensino de Ciências.
