A LÓGICA NEOLIBERAL  E O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL

Autores

  • Eduarda Ferreira Antunes UFFS
  • Dra. Neusete Machado Rigo

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os impactos da lógica neoliberal na formação inicial de professores, concentrando-se especialmente na oferta do curso de Pedagogia. A problemática da pesquisa está relacionada ao fechamento progressivo de cursos presenciais de Pedagogia no Brasil, ao mesmo tempo em que se expande, de maneira acelerada, a oferta do curso na modalidade de Educação a Distância (EaD), em sua maioria promovida por instituições privadas de ensino superior. Tal cenário é interpretado à luz de uma racionalidade neoliberal que tem transformado a educação em mercadoria, priorizando lucro em detrimento da qualidade pedagógica e da formação crítica dos docentes.
A questão norteadora da pesquisa busca compreender como a lógica neoliberal tem afetado a formação inicial de professores, particularmente no curso de Pedagogia, no contexto Nacional. Cabe esclarecer que destacamos, neste estudo, a mercantilização da educação como elemento que compõe o neoliberalismo contemporâneo (Laval, 2019) . Parte-se da hipótese de que a expansão da EaD no setor privado está diretamente relacionada a políticas públicas e à flexibilização do papel do Estado, resultando em um modelo de formação docente baseado em certificações em larga escala e com menor compromisso formativo.

Saliento que este trabalho faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento e tende a analisar o cenário atual da modalidade EAD, após o marco regulatório da Educação a Distância (EaD) no Brasil, estabelecido pelo Decreto nº 12.456/2025. Busco, com este trabalho, contribuir com o debate sobre as contradições da formação de professores, especialmente em relação aos pedagogos, que são formados massivamente no EAD no Brasil.

Downloads

Publicado

24-11-2025