ENTRE O RECONHECIMENTO E O USO

UMA ANÁLISE SOBRE O DICIONÁRIO EM CHAPECÓ/SC

Autores

  • CINTIA MARANGONI MENEZES UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Claudia Finger-Kratochvil Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Lexicografia pedagógica; dicionário escolar; uso do dicionário escolar

Resumo

Este trabalho apresenta resultados preliminares de uma pesquisa realizada em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Chapecó/SC, com o objetivo de investigar o uso do dicionário escolar por professores e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A partir de uma abordagem metodológica mista, foram aplicados questionários e conduzidos grupos focais. Os dados revelam que, embora o dicionário seja amplamente reconhecido como um recurso pedagógico relevante, seu uso ainda é pontual e dependente da mediação docente. Alunos demonstram dificuldades no manuseio e compreensão das estruturas do dicionário, enquanto professores apontam a falta de formação específica e de orientações curriculares claras. Tais evidências reforçam a necessidade de ações formativas que promovam o letramento lexical e integrem o dicionário de forma mais sistemática às práticas pedagógicas.

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Publicado

24-11-2025