INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO NO CONTEXTO HOSPITALAR

PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS E DOCENTES

Autores

  • Gabriela Maschio Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eleine Maestri Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS E DOCENTES

Resumo

A integração entre ensino e serviço é fundamental para a formação profissional em saúde, pois permite a colaboração efetiva entre estudantes, professores e profissionais de saúde. Este estudo qualitativo, realizado com 48 enfermeiros de um hospital em Santa Catarina, buscou identificar as percepções dos profissionais sobre a integração ensino-serviço no contexto hospitalar. Os resultados mostraram que a integração é vista como essencial para a formação crítica, ética e comprometida com o cuidado em saúde, permitindo a aproximação entre teoria e prática e melhorando a qualidade da assistência prestada. No entanto, existem desafios a serem superados, incluindo falta de diálogo entre áreas, visão limitada da formação e deficiências de recursos. A gestão deve estar comprometida com o processo de integração e os fluxos precisam ser aprimorados. A integração entre ensino e serviço possui o potencial de superar as dificuldades que os contextos podem apresentar e promover uma abordagem colaborativa e eficaz. Embora todos os profissionais compreendam a importância da integração, ainda existe uma visão distorcida e limitada sobre a temática. Portanto, é fundamental fortalecer a integração entre ensino e serviço para melhorar a formação profissional em saúde e a qualidade da assistência prestada.

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Publicado

24-11-2025