POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALUNOS MIGRANTES
EFEITOS DE SENTIDOS SOBRE LÍNGUA E ACOLHIMENTO NO DISCURSO OFICIAL
Palavras-chave:
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALUNOS MIGRANTES , EFEITOS DE SENTIDOS SOBRE LÍNGUA E ACOLHIMENTO NO DISCURSO OFICIALResumo
Este trabalho tem como objetivo principal analisar efeitos de sentido do discurso sobre acolhimento que constitui a discursividade das políticas públicas voltadas para o aluno migrante no Estado de Santa Catarina. Procuramos compreender como a memória discursiva constitui o discurso oficial das políticas públicas. Nosso estudo faz parte de uma pesquisa em andamento no PPGEL/UFFS e é sustentado pelos fundamentos teóricos da análise de discurso, sob a perspectiva teórico-metodológica dos estudos de Pêcheux e Orlandi. O arquivo da pesquisa é composto pelos seguintes documentos: a Lei Estadual nº 18.018, a Portaria SED nº 2083/2023, a Resolução CNE/CP nº 1 e o Projeto Pedagógico do Programa de Acolhimento a Migrantes e Refugiados PARE/SC. Nosso gesto interpretativo (re)vela que memória de língua está em funcionamento nesse discurso. Entendemos que há uma tentativa de promover uma acolhida humanizada a partir da língua portuguesa para alunos migrantes, porém, como a língua não é transparente, surgem sentidos outros para o discurso sobre acolhimento e esse funcionamento discursivo produz efeito(s) para uma política de língua no Estado de Santa Catarina.
