PRÁTICAS AVALIATIVAS E SISTEMA APOSTILADO:
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Instrumentos Avaliativos; Concepção de Avaliação; Anos Inicias do Ensino Fundamental.Resumo
Este estudo investiga a avaliação educacional como prática pedagógica vinculada a uma concepção de educação integral, democrática e emancipatória. O objetivo principal é identificar os instrumentos de avaliação utilizados por docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir do SIM Sistema de Ensino, adotado em escolas públicas municipais de Erechim/RS. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos, documentais (análise do Manual do Professor) e entrevistas com três docentes. Os resultados indicam que os professores compreendem a avaliação como um processo contínuo e diversificado, utilizando diferentes instrumentos como provas, trabalhos e apresentações. O material didático orienta uma prática avaliativa diagnóstica, formativa, somativa e de autoavaliação, mas sua aplicação padronizada limita a adaptação às especificidades dos estudantes e o desenvolvimento de práticas emancipadoras. Conclui-se que, embora haja avanços na compreensão docente sobre avaliação, o uso da apostila tende a restringir práticas mais críticas e democráticas.
