OS PRECEPTORES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MEIO AO PROCESSO FORMATIVO DE RESIDENTES
CASO DO NÚCLEO GEOGRAFIA – SÃO BORJA, RS
Palavras-chave:
EducaçãoResumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP), vigorou entre 2018 e 2024, com o intuito de formar professores de licenciaturas a partir do quinto semestre. Em todo o Brasil, durante os 6 anos, todas as unidades federativas brasileiras receberam o PRP. Entre as instituições de ensino superior selecionadas, está a Universidade Federal do Pampa, a Unipampa. Entre os seus 10 campi, a sede localizada em São Borja abrigou o N´úcleo Geografia, na edição 2022-2024. A fim de compor a política em estudo, quatro atores se envolveram, sendo eles: Coordenador Institucional, Docente Orientador, Preceptor e Residente. Desta maneira, busca-se com esta pesquisa, compreender de que maneira os Preceptores auxiliaram na formação dos Residentes envolvidos. Para tanto, foram entrevistados 4 Residentes do N´úcleo Geografia. A pesquisa constatou que, os Preceptores são a ponte que aproxima a educação básica do ensino superior. Dois Residentes afirmaram que seus Preceptores foram essenciais nas suas formações enquanto docente. Outros dois afirmam que os seus Preceptores não tiveram proximidade e que não influenciaram em suas formações, sob o ponto de visto professoral.
