ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino Médio em Tempo Integral, Educação IntegralResumo
Este trabalho analisa como o ensino de Ciências da Natureza tem sido tratado no contexto do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), instituído pela Lei nº 13.415/2017. Por meio de uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo (Bardin, 2020), reconhece-se quatro dissertações e uma tese disponíveis na BDTD, selecionadas com base em sua relevância para o tema. Os resultados revelam a escassez de produções acadêmicas sobre a interface entre EMTI e ensino de Ciências, embora apontem potencialidades como o uso de práticas investigativas, espaços não convencionais e alfabetização científica. Foram identificados, contudo, entraves estruturais, curriculares e formativos que limitam o caráter emancipador da proposta. O estudo conclui que é necessário fortalecer a formação continuada dos professores, fomentar políticas públicas consistentes e ampliar a produção científica, de modo a consolidar o ensino de Ciências como eixo estruturante da Educação Integral, o que contribui para uma escola democrática, crítica e transformadora.
