REPRODUÇÃO HUMANA E SEU ENSINO

UM ESTUDO DE DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS

Autores

  • Joana Tatiele de Carvalho Instituto Federal Farroupilha

Palavras-chave:

REPRODUÇÃO HUMANA; ENSINO DE CIÊNCIAS; BNCC; PCN.

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ensino de Ciências e tem como foco a análise da abordagem da temática reprodução humana nos documentos curriculares brasileiros. Foram pesquisados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de teses e dissertações obtidas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A investigação busca compreender como esse conteúdo é tratado, considerando aspectos como a transversalidade, a abordagem das dimensões biológicas, sociocultural, afetivas e éticas e as implicações pedagógicas para o ensino de Ciências. A análise visa identificar possíveis avanços, lacunas e desafios presentes nas diretrizes curriculares, contribuindo para uma reflexão crítica sobre o ensino da reprodução humana nas escolas, a formação docente e o desenvolvimento de práticas educativas mais integradoras e contextualizadas.

Downloads

Publicado

24-11-2025