INTERDISCIPLINARIDADE E ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD)
DIÁLOGOS GEOGRÁFICOS E MATEMÁTICOS
Palavras-chave:
educação básica, interdisciplinaridade, pesquisa científica, políticas públicas educacionais, práxisResumo
Com base na compreensão de que, ao mobilizar conhecimentos de áreas distintas, a interdisciplinaridade envolve um processo metodológico o qual requer de educadores e pesquisadores uma postura dinâmica, dialógica, participativa, colaborativa, reflexiva e teoricamente fundamentada, este estudo problematiza como Geografia e Matemática são articuladas em abordagens nos âmbitos acadêmico-científico e pedagógico. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico de teses e dissertações produzidas em universidades brasileiras que contemplam a temática da interdisciplinaridade a partir da Geografia e da Matemática, desde 2018, período pós-homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para proceder à análise dos dados constituídos, nos ancoramos na Análise Textual Discursiva (ATD). Mediante os dados constituídos, analisados e discutidos na ATD, é possível inferir que, no que se refere às produções acadêmico-científicas as quais integram o corpus empírico desta pesquisa, a interdisciplinaridade, ainda que não mencionada lexicamente, torna-se evidente como pressuposto metodológico de tais trabalhos.
