FORMAÇÃO TECNOLÓGICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Formação de professores, Tecnologias digitais, MatemáticaResumo
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado desenvolvida com um grupo de professores de matemática que atuam na educação básica em escolas pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação de Dionísio Cerqueira - SC. O objetivo foi investigar como os professores de matemática da educação básica percebem a formação tecnológica recebida na licenciatura, com o intuito de identificar possibilidades de aprimoramento na formação inicial e continuada. A coleta das informações ocorreu mediante um curso de formação e de uma entrevista. Utilizou-se do método da Anáise Textual Discursiva para análise das informação. Os resultados apontam os baixos índices de formação tecnológica nos cursos de Licenciatura em Matemática, e do pouco que possuem, a maioria recai sobre aspectos te´óricos, minimizando os momentos destinados para atividades práticas, o que compromete a preparação dos futuros professores para integrar as tecnologias de forma eficaz em sala de aula.
