FORMAÇÃO TECNOLÓGICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias digitais, Matemática

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado desenvolvida com um grupo de professores de matemática que atuam na educação básica em escolas pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação de Dionísio Cerqueira - SC. O objetivo foi investigar como os professores de matemática da educação básica percebem a formação tecnológica recebida na licenciatura, com o intuito de identificar possibilidades de aprimoramento na formação inicial e continuada. A coleta das informações ocorreu mediante um curso de formação e de uma entrevista. Utilizou-se do método da Anáise Textual Discursiva para análise das informação. Os resultados apontam os baixos índices de formação tecnológica nos cursos de Licenciatura em Matemática, e do pouco que possuem, a maioria recai sobre aspectos te´óricos, minimizando os momentos destinados para atividades práticas, o que compromete a preparação dos futuros professores para integrar as tecnologias de forma eficaz em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Robson Kleemann, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutor em Educação em Ciências pela FURG (Universidade Federal do Rio Grande); Mestre em Matemática (PROFMAT) pela UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul); Especialista em Educação Interdisciplinar pela IDEAU (Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai); Especialista em Educação, Formação e Desenvolvimento Regional Sustentável pela FAMPER (Faculdade de Ampére); Licenciado em Matemática pela FAF (Faculdade da Fronteira); Licenciado em Química pela UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina). Tenho experiência docente na Educação Básica (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e no Ensino Superior. Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, atuando nas disciplinas de Matemática e Química. Atualmente atuo no "Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Formação de Professores e Gestores" junto à Coordenadoria Regional de Educação de Dionísio Cerqueira. Sou membro do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE" pelo PPGEC da FURG. Desenvolvo pesquisas nas seguintes áreas: Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Ensino de Ciências e Matemática. TPACK. Interdisciplinaridade, Desenvolvimento Profissional Docente.

  • Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora associado da Universidade Federal do Rio Grande. Atuou como coordenadora do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG no período de 2013 - 2014 e como coordenadora de área no PIBID Matemática da FURG no período de 2009 - 2018. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemática.

Downloads

Publicado

24-11-2025