ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, OS DESAFIOS DA APLICABILIDADE DA LEI 10.639/ 2003 NA ESCOLA ESTADUAL OLAVO BILAC EM SÃO BORJA/ RS.
Palavras-chave:
Educação; Educação Antirracista; Lei 10.639/03; Escola; Cultura Africana e Afro-brasileira.Resumo
A formação cultural do Brasil é caracterizada pela fusão de etnias e culturas, pela contínua ocupação de diferentes regiões geográficas, pela diversidade de fisionomias e paisagens e pela multiplicidade de visões sobre a miscigenação em sentido amplo. É neste sentido que, com o advento da Lei n° 10.639/03, tornou-se obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil. Busca-se corrigir a ausência destes conteúdos no cotidiano da sala de aula e proporcionar uma maior profundidade na sua abordagem. Este trabalho apresenta como tema a importância do ensino através de uma educação antirracista e combate ao racismo nas escolas. O objetivo é contextualizar a temática a partir da concepção do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, em especial para a aplicabilidade da Lei 10.639/03. A pesquisa tem o cunho metodológico da pesquisa-ação, de revisão bibliográfica e análise legislativa e suas implicações. Ao incluir uma educação antirracista nas escolas, estamos fortalecendo a cidadania e uma educação que respeita a diversidade, garantindo que os estudantes tenham acesso a um conhecimento plural e diversificado.
