A AGROECOLOGIA NOS PPC’S DE AGRONOMIA

UM ESTUDO SOBRE CURRÍCULOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS FORMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

  • Nycollas Stefanello Vianna UFFS
  • Nair Mirely Freire Pinheiro Silveira UFFS
  • Matheus Fernando Mohr UFFS
  • Leandro Carlos Ody UFFS
  • Helen Treichel UFFS
  • Altemir José Mossi UFFS

Palavras-chave:

Agroecologia, Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), Agronomia, Currículo, Ensino Superior

Resumo

Estudo recorte de pesquisa de Doutorado que analisa a presença da agroecologia nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos de Agronomia no Brasil, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Política Nacional de Agroecologia. Com base na análise de 287 PPCs disponíveis publicamente entre 497 cursos identificados, constata-se a predominância de currículos tecnicistas voltados ao agronegócio, com baixa inserção de princípios agroecológicos. A ausência de transparência institucional, evidenciada pela indisponibilidade de muitos PPCs, fere os princípios da Lei de Acesso à Informação e compromete o controle social e o direito à educação democrática. O estudo destaca a importância de políticas educacionais que promovam currículos comprometidos com a sustentabilidade, a justiça socioambiental e a valorização dos saberes tradicionais, visando a formação de profissionais aptos à transição agroecológica.

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Publicado

24-11-2025