A AGROECOLOGIA NOS PPC’S DE AGRONOMIA
UM ESTUDO SOBRE CURRÍCULOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS FORMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Palavras-chave:
Agroecologia, Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), Agronomia, Currículo, Ensino SuperiorResumo
Estudo recorte de pesquisa de Doutorado que analisa a presença da agroecologia nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos de Agronomia no Brasil, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Política Nacional de Agroecologia. Com base na análise de 287 PPCs disponíveis publicamente entre 497 cursos identificados, constata-se a predominância de currículos tecnicistas voltados ao agronegócio, com baixa inserção de princípios agroecológicos. A ausência de transparência institucional, evidenciada pela indisponibilidade de muitos PPCs, fere os princípios da Lei de Acesso à Informação e compromete o controle social e o direito à educação democrática. O estudo destaca a importância de políticas educacionais que promovam currículos comprometidos com a sustentabilidade, a justiça socioambiental e a valorização dos saberes tradicionais, visando a formação de profissionais aptos à transição agroecológica.
