OS IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PNE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores

  • Adalmir Jacobi Schaeffer
  • Claucí Corradi Zanesco Universidade Federal Fronteira Sul
  • Chaiane Maria Brum
  • Isaura Welker
  • Sabrina Trevisan Schuster

Palavras-chave:

Formação de professores, Plano Nacional de Educação, Políticas Públicas

Resumo

Este estudo analisa as políticas públicas voltadas à formação de professores no Brasil, com foco nas iniciativas desenvolvidas na última década. A pesquisa, que possui uma abordagem qualitativa e caráter bibliográfico e documental busca responder à seguinte questão: quais foram os impactos da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) para a formação de professores no Brasil? Para tanto, discute-se a relação entre as diretrizes estabelecidas pelo PNE e os programas e ações implementados, avaliando seus impactos e desafios. O estudo evidencia avanços, como a criação de programas de formação continuada e a valorização docente, mas também destaca obstáculos, como a influência de interesses econômicos e os cortes orçamentários recentes. Conclui-se que, apesar de conquistas pontuais, ainda há necessidade de políticas mais estruturadas e consistentes para garantir uma formação docente que responda às demandas sociais e promova a qualidade da educação no país.

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Publicado

24-11-2025