A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OS MARCOS LEGAIS
UM ESTUDO COLABORATIVO ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO.
Palavras-chave:
Educação Física Escolar; Pr´ática pedagógica; Pesquisa-ação.Resumo
O presente trabalho é resultado de um estudo colaborativo realizado por um grupo de professores de Educação Física (EF) no nordeste de Mato Grosso. Realizado por meio de um processo de pesquisa-ação, os participantes puderam debater a refletir Educação Física Escolar (EFE) dentro dos marcos legais, como a BNCC (Brasil, 2017), o Documento de Referência Curricular de MT (DRC-MT), as Diretrizes Pedagógicas e Curriculares da rede municipal de ensino em questão (DPC). O objetivo principal do estudo foi proporcionar momentos de formação continuada com vistas a alargamento das ideias no que tange a EFE e o seu papel na prática pedagógica desse grupo de professores de EF. Após o estudo realizado com o grupo de professores, algumas questões se destacaram: Os professores reconhecem a existência da Educação Física Escolar (EFE) nos marcos legais, no entanto, grande parte do trabalho realizado por eles nem sempre segue esses documentos, o que indica que a Educação Física não está sendo considerada como um componente curricular voltado à construção de conhecimentos específicos dessa área.
