A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OS MARCOS LEGAIS

UM ESTUDO COLABORATIVO ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO.

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar; Pr´ática pedagógica; Pesquisa-ação.

Resumo

O presente trabalho é resultado de um estudo colaborativo realizado por um grupo de professores de Educação Física (EF) no nordeste de Mato Grosso. Realizado por meio de um processo de pesquisa-ação, os participantes puderam debater a refletir Educação Física Escolar (EFE) dentro dos marcos legais, como a BNCC (Brasil, 2017), o Documento de Referência Curricular de MT (DRC-MT), as Diretrizes Pedagógicas e Curriculares da rede municipal de ensino em questão (DPC). O objetivo principal do estudo foi proporcionar momentos de formação continuada com vistas a alargamento das ideias no que tange a EFE e o seu papel na prática pedagógica desse grupo de professores de EF. Após o estudo realizado com o grupo de professores, algumas questões se destacaram: Os professores reconhecem a existência da Educação Física Escolar (EFE) nos marcos legais, no entanto, grande parte do trabalho realizado por eles nem sempre segue esses documentos, o que indica que a Educação Física não está sendo considerada como um componente curricular voltado à construção de conhecimentos específicos dessa área.

 

Biografia do Autor

  • Ms. Cesar Amaral de Souza Leite, SEMEC - Querência-MT

    Mestre em Educação pela UFFS Campus Erechim-RS. Especialista em Educação Física Escolar ( FAPAF, Araguaína - TO), Gestão Escolar, Esportes Aquáticos, Tecnologias Digitais e Inovação na Educação (Faculdade Iguaçu-PR). Graduado com Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná, UNICS, Palmas-PR. Professor efetivo das redes estadual e municipal de Querência-MT. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar - GEPEFE/IFRS.

  • Dr. Ivan Carlos Bagnara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. IFRS (Campus Erechim-RS).

    Doutor em Educação nas Ciências; Mestre em Educação; Especialista em Ciência do Movimento Humano; Graduado em Educação Física; Graduado em Pedagogia (Segunda Licenciatura). Estágio de pós-doutoramento em Educação nas Ciências. Professor EBTT (Dedicação Exclusiva) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim. Professor permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim. Sócio do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando principalmente no GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho e no GTT Escola. Membro da REIIPEFE - Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar. Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar - GEPEFE/IFRS. Integrante (vice-líder) do grupo de pesquisa Paidotribas - Educação, Corpo e Cultura, da UNIJUI. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Educação, com ênfase nos temas ligados aos Desafios Políticos, Curriculares e Didático-pedagógicos da Educação Física escolar e Docência/Trabalho pedagógico na Educação Básica e na Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

24-11-2025