PRODUTO EDUCACIONAL EMBASADO EM ASPECTOS DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO GEOGEBRA
Palavras-chave:
Produto Educacional, Aprendizagem Matemática, Representações Semióticas, GeoGebraResumo
O ensino da Matemática vem passando por mudanças significativas há muito tempo e, com a pandemia, houve uma intensificação destas mudanças, que evidenciaram a necessidade de diferentes abordagens dos conteúdos para atender as demandas emergentes do cenário pós-pandêmico e as dificuldades apresentadas na aprendizagem matemática. Essas questões, entre outras, motivaram o presente trabalho que apresenta uma investigação sobre o estudo da função quadrática no GeoGebra com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica – TRRS. Nesta teoria, Raymond Duval, seu precursor, enfatiza o papel das representações semióticas dos objetos matemáticos e das conversões entre elas, na aprendizagem desses objetos, nos apresentando a Hipótese fundamental de aprendizagem com base na estrutura da representação em função de conceitualização. Tendo como objetivo investigar aspectos cognitivos em atividades de função quadrática no GeoGebra na perspectiva da elaboração de uma Proposta de Ensino (Produto Educacional), realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema, e, a partir do estudo da TRRS e da análise de atividades compartilhadas no GeoGebra, elaboramos uma Proposta de Ensino para o estudo da função quadrática. Esta proposta foi desenvolvida no GeoGebra e explora as operações semiocognitivas da função, em especial a operação de conversão, de modo a favorecer a compreensão conceitual da função quadrática. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, propositiva e analítica. A coleta, organização e análise de dados foram embasadas na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados desta pesquisa envolvem a análise teórica de atividades do Geogebra, a elaboração de atividades e de um Produto Educacional, apresentando a TRRS como contribuição e embasando o ensino da função quadrática utilizando o GeoGebra. As atividades encontradas, selecionadas e analisadas oportunizam o ensino e a aprendizagem da função quadrática com diferentes representações e a conversão. O Produto Educacional apresentado é uma Proposta de Ensino no formato “livro” no GeoGebra com o título “Caderno de Atividades de Função Quadrática à Luz da TRRS”, nele constam as atividades analisadas e outras elaboradas que evidenciam os aspectos da TRRS.
