COMPREENSÃO LEITORA EM ESCOLARES DO 2º AO 5º ANO

ASPECTOS (PSICO)LINGUÍSTICOS E COGNITIVOS PÓS-PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Francine Cristine Garghetti Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Claudia Finger-Kratochvil Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Palavras-chave:

compreensão leitora, aspectos linguísticos, aspectos cognitivos

Resumo

A tese investiga os impactos da pandemia da Covid-19 no processo de alfabetização e literacia, com foco na compreensão leitora de crianças do 2º ao 5º ano. A pesquisa analisa aspectos (psico)linguísticos e cognitivos, considerando o prejuízo causado pelo isolamento social no desenvolvimento dessas habilidades. Com abordagem clínica e escolar, o estudo aplica instrumentos de avaliação e desenvolveu um teste específico de compreensão leitora (TCL), cujos resultados preliminares indicam boa validade e sensibilidade diagnóstica. Os dados coletados revelam alta incidência de dificuldades de leitura e escrita, muitas vezes associadas a TDAH, TEA, Deficiência Intelectual e déficits cognitivos, mesmo em crianças com QI médio. A pesquisa defende intervenções precoces e integradas, e pretende contribuir com subsídios teóricos e práticos para políticas educacionais e ações clínicas voltadas à promoção da literacia em contextos vulneráveis. A coleta de dados segue em andamento, com previsão de término em julho de 2025.

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Publicado

24-11-2025