“COMO PODEMOS FALAR EM PESQUISA EDUCACIONAL?”
DIVERSIDADES E ESPECIFICIDADES DA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Educação, Pesquisa em EducaçãoResumo
O resumo possui como objetivo compreender, em linhas gerais, o que constitui e define o campo da investigação em educação e foi desenvolvido a partir da articulação entre as produções de Bernardete Angelina Gatti (2012), Bernard Charlot (2006) e Sebastian Plá (2023). Tendo em vista seu caráter qualitativo e bibliográfico, o estudo foi desenvolvido a partir da análise bibliográfica das produções A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil (2012), Investigar la Educación desde la Educación (2023) e A Pesquisa Educacional entre Conhecimentos, Políticas e Práticas: especificidades e desafios de uma área de saber (2006), respectivamente, de autoria de Bernardete Angelina Gatti, Sebatian Plá e Bernard Charlot. O estudo nasce a partir discussões desenvolvidas no âmbito componente curricular de Pesquisa em Educação I, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e apresenta como principal consideração a diversidade que constitui o campo da investigação em educação e as pesquisas nele desenvolvidas, além do olhar aos referentes orientadores das perspectivas teóricas e metodológicas como possibilidade para identificação e localização de pesquisas desenvolvidas na área da educação.
