“COMO PODEMOS FALAR EM PESQUISA EDUCACIONAL?”

DIVERSIDADES E ESPECIFICIDADES DA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Educação, Pesquisa em Educação

Resumo

O resumo possui como objetivo compreender, em linhas gerais, o que constitui e define o campo da investigação em educação e foi desenvolvido a partir da articulação entre as produções de Bernardete Angelina Gatti (2012), Bernard Charlot (2006) e Sebastian Plá (2023). Tendo em vista seu caráter qualitativo e bibliográfico, o estudo foi desenvolvido a partir da análise bibliográfica das produções A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil (2012), Investigar la Educación desde la Educación (2023) e A Pesquisa Educacional entre Conhecimentos, Políticas e Práticas: especificidades e desafios de uma área de saber (2006), respectivamente, de autoria de Bernardete Angelina Gatti, Sebatian Plá e Bernard Charlot. O estudo nasce a partir discussões desenvolvidas no âmbito componente curricular de Pesquisa em Educação I, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e apresenta como principal consideração a diversidade que constitui o campo da investigação em educação e as pesquisas nele desenvolvidas, além do olhar aos referentes orientadores das perspectivas teóricas e metodológicas como possibilidade para identificação e localização de pesquisas desenvolvidas na área da educação. 

Biografia do Autor

  • Nicolly Zanotto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

  • Odair Neitzel, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

24-11-2025