GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONCEPÇÕES TEÓRICAS NA FORMAÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Sandra Simone Höpner Pierozan Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gabriella Galvagna Demarco Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Gestão Democrática , Formação de diretores escolares , Gestão Escolar

Resumo

A gestão democrática constitui um dos pilares da educação pública brasileira, sendo constantemente reafirmada em documentos legais, como a própria Constituição Federal de 1988 e em discursos pedagógicos em diferentes espaços. No entanto, sua concretização efetiva ainda enfrenta obstáculos estruturais e simbólicos. Diante disso, a formação dos gestores escolares ocupa um papel estratégico na garantia desse processo, pois é por meio dela que se (re)constroem os sentidos de democracia, participação ativa e justiça social no cotidiano educacional.

A presente dissertação, intitulada “Gestão Democrática: Concepções Teóricas na Formação dos Gestores Escolares da Rede Estadual do Rio Grande do Sul”, insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, na linha de pesquisa “Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional”. O estudo teve como objetivo principal analisar as concepções de gestão democrática presentes nos circuitos formativos promovidos pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS), voltados aos diretores e vice-diretores escolares em exercício no triênio 2022–2024, no contexto do Programa Estadual de Formação de Gestores (PEFG).

A investigação foi impulsionada por inquietações profissionais e acadêmicas relacionadas à formação docente e à atuação de gestores escolares. A escolha por focalizar a rede estadual justifica-se tanto por motivações pessoais quanto institucionais: trata-se do espaço onde se originaram as primeiras experiências educacionais da autora, e também do território onde se insere o Programa de Pós-Graduação responsável por esta pesquisa.

A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: “Quais concepções de gestão democrática estão presentes no Curso de Formação de Gestores Escolares, ofertado pela rede estadual, em seus circuitos formativos, e como estas concepções reverberam na atuação dos gestores das escolas estaduais de Erechim?”. Com isso, o estudo visa contribuir para o debate acadêmico e prático sobre a formação continuada de gestores escolares e suas implicações na construção de práticas democráticas na escola pública.

 

 

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Publicado

24-11-2025