TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

UM OLHAR SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Gizela Vanessa Hack Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Janaina Padilha Alves de Moura Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Joceane da Silva Paz Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0009-0006-6285-0977
  • Leandra Christina Coldebella
  • Micheli Biondo
  • Bárbara Cristina Pasa

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Políticas Públicas, Formação Docente

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica (EB) pública brasileira, sob a luz das políticas públicas, dos desafios e das possibilidades relacionadas à sua implementação. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, foram analisados documentos oficiais e artigos acadêmicos que abordam a temática. O estudo evidencia que, apesar das potencialidades pedagógicas das TDIC, sua inserção nas escolas enfrenta desafios significativos, como a precariedade na infraestrutura, a formação docente insuficiente e a distância entre as diretrizes oficiais e a realidade vivenciada nas instituições de ensino. Deste modo, destaca-se a necessidade de políticas públicas efetivas que promovam a formação continuada dos professores, o investimento em recursos tecnológicos e a construção de práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às demandas do século XXI.

Biografia do Autor

  • Gizela Vanessa Hack, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

  • Janaina Padilha Alves de Moura, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

  • Leandra Christina Coldebella

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

  • Micheli Biondo

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

  • Bárbara Cristina Pasa

    Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

24-11-2025