TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
UM OLHAR SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Políticas Públicas, Formação DocenteResumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica (EB) pública brasileira, sob a luz das políticas públicas, dos desafios e das possibilidades relacionadas à sua implementação. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, foram analisados documentos oficiais e artigos acadêmicos que abordam a temática. O estudo evidencia que, apesar das potencialidades pedagógicas das TDIC, sua inserção nas escolas enfrenta desafios significativos, como a precariedade na infraestrutura, a formação docente insuficiente e a distância entre as diretrizes oficiais e a realidade vivenciada nas instituições de ensino. Deste modo, destaca-se a necessidade de políticas públicas efetivas que promovam a formação continuada dos professores, o investimento em recursos tecnológicos e a construção de práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às demandas do século XXI.
