APLICABILIDADE TEAM-BASE LEARNING EM AÇÕES FORMATIVAS DE ENSINO
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
APLICABILIDADE TEAM-BASE LEARNING EM AÇÕES FORMATIVAS DE ENSINOResumo
A Aprendizagem Baseada em Times (TBL) é uma metodologia ativa de ensino desenvolvida por Larry Michaelsen na década de 1980, nos Estados Unidos, inicialmente para cursos de administração. O TBL busca promover o aprendizado colaborativo por meio da formação de equipes de cinco a sete estudantes, que trabalham juntos em atividades estruturadas para desenvolver habilidades como tomada de decisão, argumentação, senso crítico e autonomia. Essa abordagem pode ser aplicada tanto em turmas pequenas quanto em grupos maiores, proporcionando um ambiente dinâmico e engajador para os alunos (Souza, et al., 2023; Rodrigues, et al. 2023). No contexto da formação em enfermagem, ainda são poucos os relatos e estudos que descrevem a aplicação prática dessa metodologia em programas de pós-graduação, especialmente no Brasil. Isso revela uma lacuna quanto à compreensão dos desafios e benefícios vivenciados pelos discentes ao participarem de experiências com o TBL, o que dificulta a disseminação e o aprimoramento da prática pedagógica na área.
Justifica-se, portanto, a importância de relatar experiências de aplicação do TBL em contextos reais de ensino-aprendizagem, contribuindo para o fortalecimento das metodologias ativas na formação de enfermeiros críticos, reflexivos e preparados para atuar em cenários complexos. Além disso, esse tipo de relato assume uma função social relevante ao compartilhar práticas inovadoras que podem ser reproduzidas e adaptadas por docentes e instituições de ensino, promovendo a qualificação da educação em enfermagem.
Dessa forma, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de discentes do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, na realização de um seminário da disciplina “Tecnologias Educacionais na Formação”, com o tema “Team-Based Learning” (TBL), no Mestrado Acadêmico em Enfermagem.
