QUEM É O VISITANTE DO AGROTURISMO ANIMAL
REVISÃO BIBLIOMÉTRICA
Palavras-chave:
consumidor urbano, sustentabilidade, experiência agroturismo, visitante, pecuáriaResumo
Esse estudo trata-se de uma revisão bibliométrica com VOSviewer. Esse estudo buscou responder a seguinte pergunta de pesquisa “quem é o visitante do agroturismo animal?” Nessa pesquisa foi realizada uma busca na base de dados ScienceDirect pelos termos descritores visitor interpretation experience animal agritourism que retornou “40 results”. Os critérios de inclusão foram tipo de artigo (Article type) Research Articles (35) e tipo de acesso (Acces Type) Open acces & open archive retornando “12 results”. Nessa revisão bibliométrica os quatro clusters que foram identificados destacaram os termos consumidor, experiência, visitante, pecuária e sustentabilidade e a ligação entre eles consiste na busca do consumidor urbano por experiências no meio rural onde ele incorpora o papel de visitante na atividade de pecuária, caracterizando o agroturismo animal e sendo esse uma ferramenta de sustentabilidade econômica que pode beneficiar a gestão rural e a governança pública. Conclui-se que o consumidor urbano é o visitante do agroturismo animal.
