A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS TEMÁTICAS AOS PROCESSOS DE ENSINO
Palavras-chave:
EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRALResumo
O presente estudo investiga as contribuições das salas temáticas para os processos de ensino em uma escola estadual de Educação Integral em Tempo Integral, localizada em Passo Fundo (RS). Partindo de uma abordagem qualitativa e de um estudo de caso, a pesquisa analisa como a organização pedagógica desses espaços entendidos como microterritórios favorece práticas educativas mais dinâmicas, integradoras e significativas. Fundamentado em autores como Paulo Freire, Milton Santos, Jaqueline Moll e Miguel Arroyo, o trabalho reconhece a escola como território simbólico e político. Os dados parciais revelam que as salas temáticas ampliam o repertório metodológico docente e o engajamento estudantil, embora ainda enfrentem desafios como infraestrutura inadequada e resistência à mudança. A pesquisa visa contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a construção de uma escola pública mais democrática e comprometida com a formação integral dos sujeitos.
