ENSINO DE INGLÊS COM CINEMA

CONTRIBUIÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE

Palavras-chave: Cinema, Ensino, Inglês

Resumo

Com este estudo, objetiva-se investigar efeitos da Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Língua Inglesa, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Chapecó, nas percepções e nas práticas relativas ao uso do cinema em aulas de Língua Inglesa para os professores cursantes. A metodologia utilizada é a Análise de Discurso e a pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas on-line com cinco participantes. A partir da análise dos discursos dos professores, verifica-se que os conhecimentos construídos no decorrer da especialização promoveram a confiança dos docentes no uso do cinema. Isso permitiu aos docentes o desenvolvimento de atividades diversificadas que envolvem o tema e a língua estrangeira. Portanto, os docentes cursantes desenvolveram um novo olhar sobre o uso pedagógico do cinema, antes inexplorado.

Biografia do Autor

Maruana Kássia Tischer Seraglio, Universidade Federal da Fronteira Sul/Doutoranda

Doutoranda e mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Desenvolve pesquisas na área da Análise de Discurso, com ênfase no discurso político e educacional. Bolsista CAPES.

Fernando Rossetto Gallego Campos, Instituto Federal de Santa Catarina

Professor de Geografia do IFSC e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFFS. Doutor e mestre em Geografia pela UFPR. Pesquisa temáticas sobre cinema, cultura, discurso, espaço, futebol e representações.

Publicado
18-10-2022
Seção
Eixo 08: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES - Trabalho Completo