A INTERVENÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS (IAA) NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
Resumo
Resumo: Contextualização: este trabalho é um recorte referente ao projeto de pesquisa para o mestrado em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. Objetivo: pesquisar sobre as Intervenções Assistidas por Animais, com o foco em cães no contexto do atendimento educacional especializado com o público autista. A intenção é verificar o quanto os cães podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais, como o contato visual , imitação e brincar compartilhado e das funções executivas como atenção, memória de trabalho, percepção, etc. Metodologia: a pesquisa é quantitativa e qualitativa, a partir da aplicação e análise de protocolos, de diários de campo e dos registros visuais (vídeos e fotos) das sessões com o cão. Resultado: será feita uma nova etapa de aplicação de protocolos e leitura dos atendimentos a partir dos vídeos com o intuito de verificar a qualidade da interação da criança com o cão, o quanto foi conquistado em relação às habilidades sociais e ao desenvolvimento cognitivo.