REFORMULAÇÕES CURRICULARES:

um olhar para a BNCC e os LD da área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

  • Jéssica Hensing Nilles UFFS
  • Fabiane de Andrade Leite

Resumo

O presente texto está inserido no campo de estudos do currículo no ensino de Ciências, com atenção para a Educação Básica (EB). Tem como objetivo compreender discursos curriculares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) a partir dos conhecimentos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Livros Didáticos (LD). Destaca-se no estudo a preocupação acerca do impacto das reformulações curriculares propostas para a Educação Básica, que ao longo dos últimos vinte anos têm sido realizados com foco em qualificar os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula. Por conta disso, a investigação por ora definida, busca identificar aspectos que possam contribuir para entendermos como os professores compreendem as alterações propostas a partir da BNCC nos LD da área de Ciências. Para o processo de investigação utilizamos a perspectiva de recontextualização por hibridismo proposta por Lopes (2005) para a construção de compreensões acerca do desenvolvimento de currículo sob uma perspectiva discursiva. O estudo é relevante ao contexto educacional brasileiro ao contribuir no entendimento do processo de interpretação a que são submetidos os documentos curriculares por meio dos discursos dos professores. Especialmente, por ocorrer em contexto escolar e em um momento em que as escolas estão discutindo os movimentos curriculares com a chegada da BNCC às escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfica, documental e com entrevistas realizadas aos professores que atuam em uma escola pública da região das Missões/RS. Como questão norteadora tem-se: quais as compreensões dos professores da área de CNT acerca dos conhecimentos científicos propostos na BNCC e apresentados nos LD atuais? Para tanto, na primeira etapa realizou-se a revisão de literatura em trabalhos acadêmicos brasileiros disponíveis em meio eletrônico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em que identificou-se três categorias: contexto, natureza e  enfoque das pesquisas, sendo estas organizadas em subcategorias, assim, na categoria Contexto da pesquisa apresentamos as subcategorias Origem e Geolocalização das pesquisas, na Categoria Natureza da pesquisa, organizamos subcategorias Documental e Empírica, já na categoria Enfoque da pesquisa, identificamos as subcategorias Microcurriculares e Macrocurriculares.  Na sequência, por meio de um estudo teórico apresentamos o LD como objeto integrante do currículo escolar brasileiro, discorremos sobre as alterações realizadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) após a BNCC, e assim, discutimos as proposições da BNCC para a área de CNT e as alterações do LD do PNLD de 2021, destacamos que os LDs para o Ensino Médio, foram os que mais sofreram alterações, sendo estes organizados em cinco objetos, as obras didáticas referentes ao objeto 2, correspondem as Obras Didáticas por Áreas do Conhecimento e Obras Didáticas Específica, para a área de CNT, o referido objeto está organizado de forma interdisciplinar, contemplando as áreas de Biologia, Física e Química. Apresentamos, também, um estudo documental, em que buscamos identificar as concepções de Ciência e construção do conhecimento científico, através dos LD, do PNLD de 2021, escolhidos por professores de uma escola pública localizada na região das Missões-RS. Na etapa empírica, por meio de entrevistas com professoras da área de CNT, discutimos tais discursos sobre os conhecimentos científicos propostos nos novos documentos curriculares (BNCC e LD), ainda, apresentamos as percepções dos professores acerca dos novos LDs apresentados a partir da BNCC, os referidos professores identificam a proposta da abordagem interdisciplinar nos LD, no entanto apontam que a prática disciplinar permanece na escola, ou seja, o instrumento propõe a apresentação de conteúdos interligados trabalhando conceitos da Biologia, da Física e da Química juntos, porém a prática em sala de aula permanece sendo realizada separadamente. Destacamos assim, a importância deste estudo para ampliarmos entendimentos acerca de como os conhecimentos científicos da área de CNT estão sendo apresentados nos documentos curriculares, BNCC e LD, e quais as compreensões dos professores que atuam na Educação Básica, desse modo, acreditamos que poderá contribuir para ampliar os conhecimentos e entendimentos dos professores do quê e porquê ensinar tais conteúdos, tornando sujeitos reflexivos de suas práticas.

Publicado
19-10-2022