FORMAÇÃO CONTINUADA: ESPAÇO E TEMPO DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Palavras-chave: Formação de professores. Saberes da Docência. Professor Reflexivo.

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa qualitativa, a qual foi desenvolvida a partir de inquietações referentes à docência nos Anos Iniciais. Tem como objetivo compreender o entendimento sobre formação continuada a partir da fala de professoras dos Anos Iniciais na perspectiva de promover reflexões sobre as práticas realizadas em sala de aula. A constituição dos dados, deu-se por meio da escrita de seis diários, referentes a cinco encontros formativos desenvolvidos por meio de uma ação de extensão na Universidade Federal da Fronteira Sul. A análise segue os procedimentos da Análise de Conteúdo a qual permitiu reconhecer que os encontros formativos possibilitaram a mobilização e transformação de saberes, a valorização da coletividade e o desenvolvimento de reflexões sobre a prática, principalmente, no que tange ao papel do professor como mediador dos processos de ensino e de aprendizagem.

Publicado
19-10-2022
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo