A BNCC NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • kaliandra Pacheco de Lima Universidade Federal Fronteira Sul
  • Rúbia Emmel
Palavras-chave: Ciências da Natureza. Modelo biomédico. Modelo biopsicossocial

Resumo

Esta pesquisa em educação refere-se às concepções de saúde e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo teve o objetivo de analisar as concepções de educação em saúde na BNCC dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da tipologia de pesquisa documental. Para análise dos dados obtidos na busca foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo, na qual foi possível tabular os dados, identificando a palavra “Saúde” na BNCC. Percebe-se que nos textos mais amplos do documento, a temática saúde está relacionada a uma abordagem biopsicossocial, compreendendo a saúde de forma ampliada, considerando-a um bem coletivo. Em relação a forma como a temática saúde está posta nas habilidades do documento, é encontrada relacionada a uma abordagem biomédica do corpo humano, acompanhada de uma visão de saúde higienista e comportamentalista. Através de reflexões e análises de excertos do documento norteador, acerca da promoção da saúde, considera-se que vista de forma mais contextualizada pode colaborar com a Educação em Saúde nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Publicado
19-10-2022
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo