ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICA EM ENSINO DE CIÊNCIAS

UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS

  • Letiane Lopes da Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Roque Ismael da Costa Güllich UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Palavras-chave: Didática, Alfabetização científica, Reflexão

Resumo

Estratégias de ensino são primordiais quando se refere ao desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC), tendo em vista sua importância esta pesquisa tem como objetivo identificar estratégias de ensino presentes em pesquisas brasileiras sobre o PC no ensino de Ciências. Para tanto, foi realizado uma revisão bibliográfica e a partir da análise de conteúdo foram analisados 20 artigos de periódicos. Os resultados retratam o contexto de investigação e uso das estratégias, sendo eles: i) Estratégias para o ensino de Ciências (4:20); ii) Estratégias de ensino para formação de professores (1:20) e iii) Estratégias de ensino em uma perspectiva teórica (15:20). Assim, reforçamos a necessidade de ampliar pesquisas sobre estratégias de ensino para potencializar a promoção do PC.

Publicado
19-10-2022
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo