Portal de Eventos da UFFS

Revistas

  • I SELICEN - Seminário das Licenciaturas – PIBID.PRP.UFFS & II SILE - Seminário Internacional de Letras da Fronteira Sul


    O I SELICEN - Seminário das Licenciaturas – PIBID.PRP.UFFS e o II SILE Seminário Internacional de Letras da Fronteira Sul unem-se em um evento acadêmico-científico representativo dos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. É organizado por uma comissão interdisciplinar, formada por docentes, discentes e técnicos da UFFS e das escolas conveniadas à IES, com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa de Residência Pedagógica – PRP, ambos subsidiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

  • História em Debate

    O História em Debate (HD) tem por missão constante a divulgação científica dos trabalhos de graduação e mestrado de acadêmicos da UFFS e da comunidade regional. Também, é missão constante do evento propiciar o contato dos acadêmicos com palestrantes de renome nacional, através de conferências, palestras e mesas-redondas.


    ISSN 2675-0635

  • Congresso Internacional de Educação da UFFS LS - Território Cantuquiriguaçu

    O evento (CANTU) tem como propósito dar continuidade ao processo de estudos e debates sobre a implementação de políticas públicas no território da Cantuquiriguaçu. Irá propiciar a apresentação de resumo expandido.

  • Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências

    O II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências – II SSAPEC – tem como objetivo fortalecer e divulgar resultados de pesquisas em ensino de Ciências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC ), da UFFS, campus Cerro Largo, bem como, promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar um espaço de interação, discussões e debates entre estudantes da graduação, pós-graduação e professores(as) que realizam pesquisa em ensino de Ciências e áreas afins de diferentes instituições superiores.


    É um evento trienal e nesta II edição contará com oficinas, palestras, mesa redonda e apresentação oral de trabalhos (em ambiente remoto, via plataforma ConferênciaWeb - RNP da UFFS). O público-alvo são mestrandos(as), doutorandos(as) e docentes de programas de Pós-Graduação, estudantes da graduação da UFFS de diferentes instituições sul-americanas de ensino superior que desenvolvem pesquisa em ensino de Ciências e áreas afins.

  • VI Seminário da Política de Assistência Estudantil da UFFS (SEPAE)

    O VI Seminário da Política de Assistência Estudantil da UFFS foi realizado nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023, de forma virtual, sendo transmitido no canal do Youtube da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PROAE/UFFS. A programação foi composta pela apresentação de resumos e do andamento dos trabalhos da Comissão de Estudos de Modalidades de Moradia e Comissão de Estudos de Evasão da UFFS. Tendo como público-alvo os estudantes, servidores da UFFS e a
    comunidade em geral, objetivou promover espaço de diálogo, reflexão e compartilhamento de ideias sobre temas relacionados à assistência estudantil. Como forma de avaliação do evento, foram utilizadas as métricas do Youtube (acessos, curtidas, comentários), número de resumos enviados para apresentação e registro de opinião dos participantes em lista de presença.

  • Encontro sobre Investigação na Escola

    Os Encontros sobre Investigação na Escola (EIE), promovidos pela Rede de Investigação na Escola (RIE), acontecem no estado do Rio Grande do Sul desde o ano 2000. O referido evento, organizado inicialmente (as cinco primeiras edições, entre os anos de 2000 e 2005) por um coletivo de professores da UNIVATES, surge a partir de ideias de eventos semelhantes nos anos 1980, desenvolvidos pelo grupo Investigación em La Escuela, com vinculação ao departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales y Experimentales da Universidade de Sevilha.
    O EIE tem como proposta de formação a escrita, a leitura e a discussão de relatos de experiências de professores da Escola, da Universidade e de Professores em Formação Inicial. Assim, consiste num evento que prioriza a participação e a interação dos participantes e direciona-se para o público de professores em diferentes estágios de formação, inicial e continuada do Rio Grande do Sul.

  • Mostra de Pesquisa e Extensão do Curso de Nutrição - MOPEX

    A realização VIII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do curso de Nutrição (MOPEX) pretende discutir diferentes assuntos relativos a temas científicos e extensionistas em evidência, de interesse dos graduandos de todas as fases, bem como a apresentação oral de trabalhos realizados na UFFS e demais Instituições de Ensino da região. Dessa forma, visa a contribuir para a formação integral dos acadêmicos e atualização profissional de todos os envolvidos. Objetiva-se também promover discussões sobre o conhecimento técnico-científico nas distintas áreas de atuação do nutricionista e propiciar a apresentação de trabalhos nascidos da pesquisa, do ensino e da extensão. Para tanto, estudantes e professores organizarão o envio de resumos para a plataforma de eventos da UFFS e, após aprovação dos mesmos, apresentação oral dos trabalhos e publicação em anais.

  • Semana Acadêmica do Curso de Matemática da UFFS

    A Semana Acadêmica de Matemática (SAMAT) se constitui em um espaço de socialização dos trabalhos de Matemática e Educação Matemática, desenvolvidos nas diferentes vivências (TCC; Estágios Curriculares; Iniciação Científica; Extensão; Monitorias; Programas de formação de professores como o PIBID e Residência Pedagógica e componentes curriculares) do Curso de Matemática-Licenciatura da UFFS/Chapecó e outras instituições de ensino superior, assim como de experiências de professores das redes de ensino públicas e privadas. 

  • Semana Acadêmica do Curso de Medicina da UFFS - Campus Chapecó

    A Semana Acadêmica do Curso de Medicina da UFFS - Campus Chapecó (SAM) é um evento que ocorre anualmente e tem como objetivo apresentar, difundir e trazer discussões acerca de temas emergentes e relevantes para a saúde humana. A cada ano, um assunto diferente é escolhido para debate. São convidados palestrantes renomados na área, bem como profissionais aptos a ministrarem minicursos práticos. O evento também conta com uma importante parte científica, na qual estudantes, professores e profissionais de saúde apresentam resultados de seus projetos de pesquisa ou estudos de casos. O evento propicia aos participantes momentos de grande aprendizado, de geração de conhecimento, além de trocas entre estudantes, professores e profissionais de diferentes cursos da área da saúde.

  • Ensinar História: Produzir Conhecimentos, Defender a Humanidade

    EHPCDH - Tendo em vista a dinâmica histórica em que vivemos, com a presença de traços de uma cultura de ódio, ataques as escolas, processos de escravização contemporânea, diminuição da carga horária das humanidades na grade curricular da Educação Básica, o presente evento (curso de formação continuada para professores) procurou debater os princípios da construção da cultura de ódio e de exclusão do outro, e estratégias para produção de conhecimentos em sala de aula, bem como a defesa aos direitos humanos.

  • Simpósio Ciência, Ambiente e Formação

    (SCAF) A atividade deste simpósio integrará as semanas acadêmicas de quatro licenciaturas do Campus Cerro Largo: Ciências Biológicas, Química, Física e a Matemática, contando com palestras, oficinas e sessão oral de apresentação de trabalhos com publicações dos mesmos em anais no portal de eventos da UFFS. O evento integrará a formação do pesquisador, do professor, o papel da Ciência e a questão ambiental, em que serão discutidas questões da licenciatura e dos conhecimentos específicos e aplicados de cada área, alinhando-se assim aos perfis de egressos.

  • SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (ISSN 2675-8970)

    SENPE
    O Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE), de abrangência nacional, é uma iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFPEL, UNIOESTE (Francisco Beltrão e Cascavel), UNOCHAPECO, UNOESC, UFFS), com a finalidade de promover um debate acadêmico em âmbito internacional sobre a pesquisa em educação. 

  • ENCUENTRO DE INTEGRACIÓN DE POSGRADO - UFFS y UNaM

    As universidades públicas são pilares essenciais no fomento do conhecimento e na formação de indivíduos capacitados a lidar com os desafios do mundo contemporâneo. Quando situadas em regiões fronteiriças, essas instituições possuem uma oportunidade única de desbravar fronteiras não apenas geográficas, mas também intelectuais e culturais. Frente a isso, o "ENCUENTRO DE INTEGRACIÓN DE POSGRADO - UFFS y UNaM" (EIPOS) representa iniciativa que abre portas para a cooperação entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Brasil) e a Universidad Nacional de Misiones (UNaM - Argentina), abraçando a diversidade de perspectivas e conhecimentos que emergem desse encontro. A importância dessa sinergia não se limita aos âmbitos acadêmicos e regionais, mas também se estende ao contexto global das instituições, onde a troca de ideias e experiências entre culturas e línguas distintas desempenham um papel fundamental na construção da internacionalização.


    Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu são os espaços construídos, nas Universidades, para uma reflexão mais acurada a respeito dos pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos que envolvem os diferentes temas e áreas do conhecimento. Portanto, este "ENCUENTRO DE INTEGRACIÓN DE POSGRADO - UFFS y UNaM" possibilitará um diálogo importante entre as instituições com fomento à internacionalização.

  • SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS

    Os Anais do SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) se destina a publicar os resumos e outros trabalhos produzidos e apresentados no respectivo evento, e também na Mostra da Produção Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul, um evento satélite de caráter científico, e constituído por apresentações de trabalhos realizados pela comunidade acadêmica da Universidade, organizadas em sessões temáticas de acordo com as grandes áreas do conhecimento do CNPq.

  • Seminário de Pesquisa sobre Migração


    O II Seminário de Pesquisa sobre Migração: fortalecendo redes de apoio e II Encontro Sul-brasileiro dos Estudantes Imigrantes no Ensino Superior (SPM) será realizado na UFFS, nos dias 21 e 22 de setembro de 2023, no Auditório do Bloco B, no Campus Chapecó da UFFS - PRESENCIAL - Endereço: Campus Chapecó SC-484 - km 2, SC, Chapecó (SC) - https://www.uffs.edu.br


    A programação do evento foi pensada em conjunto pelas instituições organizadoras da atividade, que são a UFFS, a Unochapecó, o IFSC Campus Chapecó, o Gairosc e a Pastoral do Migrante, de modo a ser abrangente para propiciar uma formação a todos que se interessam pela temática na UFFS e fora dela, visando compreender a questão da migração, sensibilizar e atuar para buscar caminhos cada vez mais humanitários para essa questão, visando fomentar políticas públicas voltadas à população migrante do seu entorno.


    Farão parte da programação do evento conferências, relatos de experiências e apresentações de trabalhos de pesquisa.

  • Seminário SER AFRO


    O II Seminário Ser Afro: educação para as relações étnico-raciais e a implementação da Lei 10.639, faz parte da programação da III Ser Afro - Semana de Resistência: articulando falas, reivindicando origens e descolonizando mentes, que será realizada entre os dias 20 a 24 de novembro de 2023, no Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul. O evento tem como objetivo contribuir para o reconhecimento e valorização da Cultura Afro-brasileira e Africana. Traz como escopo o fomento a uma educação pautada no respeito à diversidade e ao multiculturalismo. Para tanto, acredita-se que o envolvimento da comunidade acadêmica em projetos de pesquisa e extensão, para uma educação antirracista, deve se fazer presente nas universidades. A mobilização do campo educacional é essencial para que ocorra a transformação social esperada. É nesse sentido que a Ser Afro propõe uma semana dedicada a trocas de experiências, por meio de encontros em mesas de debates, palestras, oficinas temáticas, apresentações culturais e seminário temático. A intenção com a chamada de trabalhos é construir uma comunidade do entusiasmo e possibilitar a criação de espaços para debates, socialização de produções acadêmicas voltadas para discussão étnico-racial, tanto reflexões hermenêuticas, quanto experiências que dão materialidade à Lei nº 10.639/03, contemplando assim as divulgações de pesquisas e ações de extensão que englobem reflexões sobre a temática afro-brasileira, educação para as relações étnico-raciais e práticas antirracistas.

  • Simpósio de Neurociência Clínica e Experimental


    O objetivo primordial do evento (SIMPNEURO) é promover uma abordagem técnica, crítica e multiprofissional com o eixo central de neurociência clínica e experimental, por meio de palestras, minicursos e mostra científica de trabalhos. As propostas do SIMPNEURO buscam uma promoção sistematizada de discussões dentro da área abrangente de neurociências, abordando os aspectos clínicos e experimentais. O objetivo norteador da comunidade científica é avançar nos conhecimentos em áreas relevantes das neurociências e possibilitar a disseminação dos conhecimentos com a comunidade da área da saúde e academico-científica, como também a população em geral na região de abrangência da UFFS e também no Estado de Santa Catarina e no Brasil.

  • Seminário de Pesquisa do PPGE

    O evento (SEPEQPPGE) tem como objetivo realizar a acolhida dos mestrandos que estão chegando ao programa e sua inserção na pesquisa, bem como receber os estudantes que já estão cursando o mestrado, para socialização de suas pesquisa.

  • Seminário de socialização de estágios do Curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim

    O Seminário de socialização de estágios do Curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim (EstágiosHistória) abrange o diálogo público a respeito das práticas de ensino desenvolvidas pelos estudantes nas escolas de educação básica do Alto Uruguai gaúcho.

  • Congresso Internacional de Memória e Formação Docente


    O CIMFor é promovido pelo Grupo de Pesquisa TRIPEC. O objetivo do grupo é desenvolver estudos sobre a formação de professores para atuar nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica.

  • JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

    A iniciação científica é o primeiro contato que estudantes de graduação possuem com atividades de pesquisas que são realizadas nas Universidades brasileiras.


    Parte das atribuições de um cientista é a divulgação dos resultados de seu trabalho. Assim, é importante que estudantes de Iniciação Científica (IC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI) sejam incentivados a apresentar seus trabalhos em eventos próprios para este fim, pois isto faz parte da sua formação como pesquisador.


    A Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC) da UFFS tem como objetivo apresentar, divulgar e avaliar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos, além de possibilitar a troca de experiências e atualização de informações entre estudantes e orientadores.  A submissão neste Portal é realizada por meio de resumos expandidos e as apresentações de trabalhos serão na modalidade oral.


    A participação no evento constitui um dos compromissos dos  bolsistas  de IC/ITI, por este motivo é obrigatória. Já aos aos estudantes voluntários de IC/ITI, a participação é facultativa.


    Bolsistas de IC/ITI de outras Universidades são bem-vindos!


    O Regulamento do evento está disponível página da Jornada no site da UFFS - www.uffs.edu.br/jicsimpos e deve ser consultado antes da submissão.

  • Simpósio de Pós-Graduação do Sul do Brasil

    O SIMPÓS-SUL tem por objetivo disseminar o conhecimento produzido na Pós-Graduação na Região Sul do Brasil. É um evento de abrangência regional e está vinculado à Diretoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • Semana Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC

    A semana acadêmica do curso de Enfermagem (SAEnf) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC, é um evento que pretende ter periodicidade anual (iniciado em 2020), alinhado às demandas da Enfermagem como ciência. Visa fortalecer os saberes e práticas do curso de Enfermagem, e de todos cenários onde se insere na região de abrangência da UFFS. Objetivará sempre ser mais um canal de diálogo e de construção participativa de conhecimento entre a Enfermagem logo-regional, diminuindo a distância entre teoria e prática, e consolidando a integração ensino-serviço-comunidade para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) como campo majoritário na/para formação em saúde.

  • III Jornada de formação inicial e continuada de monitores de ensino 2023/2024

    A 3ª edição da Jornada de formação inicial e continuada de monitores de ensino 2023/2024 terá o enfoque na aproximação com a prática docente no Ensino Superior através do desenvolvimento de um cronograma que oportunize, prioritariamente, a iniciação à docência, socialização de experiências, tecnologias e metodologias de ensino e a abordagem de políticas de inclusão. O evento dá continuidade ao que está previsto na Resolução Nº 31/CONSUNI/CGAE/UFFS/2021 (Programa de Monitorias de Ensino) no que se refere à oferta de formação inicial e continuada aos monitores de ensino. A equipe executora da ação é a Comissão Institucional de Monitorias de Ensino em parceria com as Comissões Locais dos campi e coordenadores e colaboradores de projetos de monitorias de ensino.

  • Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS

    O Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) é um evento anual itinerante do Fórum dos Pró-Reitores da Região Sul, que objetiva o fortalecimento e a popularização da Extensão Universitária de Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul. O ambiente possibilita o diálogo e a troca de experiências entre os participantes, a partir das sessões para apresentação de trabalhos orais, além de outras atividades nas áreas temáticas da Extensão Universitária.

  • X Semana Acadêmica da Biologia

    O evento da Semana Acadêmica de Biologia (SABio) iniciou em 2013 e desde então se voltou a fortalecer o processo de formação de professores de Ciências e Biologia e integrar os docentes da rede municipal, estadual e rede particular de ensino. De caráter plural e inclusivo, o evento sempre busca atender as expectativas dos participantes, abordando temáticas variadas nas áreas biológicas, educacionais, sociais e políticas. Desta forma, a décima edição, que ocorrerá de 01 a 05 de agosto de 2022, no formato presencial, cujo tema será “10 anos fazendo a diferença: Educação, Ciência e Sociedade”, em alusão aos dez anos do evento e que ainda contará com uma interface com a comunidade regional, em especial as escolas da região. A programação contará com palestras, oficinas, minicursos, atividade artístico-cultural e divulgação científica. O principal objetivo do evento é promover o conhecimento e aprendizagem, através do debate e da reflexão acerca das diferentes áreas da biologia e do ensino de ciências e biologia, bem como explorar novas perspectivas menos conhecidas. Por fim, a X SABio permitirá a integração entre estudantes, professores, profissionais da área e a comunidade em geral, possibilitando trocas acerca das áreas menos exploradas.

  • Colóquio Nacional do NIPEAS

    O Colóquio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS) é um espaço que através do diálogo interdisciplinar visa problematizar as experiências relacionadas aos movimentos sociais; a educação popular; a agroecologia e ao desenvolvimento rural sustentável. O NIPEAS constitui-se enquanto espaço de reflexão teórica e produção de saberes representativos das Ciências Humanas, Ciências Agrárias e Educação. O esforço do Núcleo é pensar as dimensões pesquisa, extensão e ensino a partir da interface com as demandas e características socioculturais e econômicas da Fronteira Sul.

  • FRUSUL - Simpósio de Fruticultura da Região Sul - ISSN 2526-9909

    O Frusul foi idealizado para proporcionar ao público (pesquisadores, estudantes, agricultores e participantes da cadeia de produção de frutas) um espaço de discussão e aprimoramento em assuntos relacionados à fruticultura praticada na região Sul do Brasil. O 4o Frusul contemplará os diversos temas dentro dos cultivos de citros, azeitona, pequenas frutas, fruticultura temperada e subtropical, abordando mercado, processamento pós-colheita, inovações fitotécnicas, nutrição e fitossanidade. Além de assistir palestras proferidas por especialistas na área, os participantes terão oportunidade de publicar e apresentar trabalhos científicos, tanto na forma de pôsteres, como apresentações orais. A temática proposta para esta edição é: “Inovações do pomar a mesa”. O evento terá como público-alvo agricultores, empreendedores, estudantes (ensino técnico, graduação e pós-graduação), profissionais da extensão rural, pesquisadores e professores. Os palestrantes do evento serão pesquisadores e/ou professores de instituições de ciência e tecnologia, com notável conhecimento temático.


    Complementando a programação, haverá momentos com a apresentação de casos de sucessos, proferidas por agricultores e empresas com trajetória de sucesso na fruticultura. Paralelamente também será ofertada a oportunidade de apresentações de trabalhos científicos selecionados.

  • Seminário Nacional de Educação Inclusiva

    O I Seminário Nacional de Educação Inclusiva: processos históricos e resistências (SENEI) constitui um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq), em parceria com os Programas de Pós-graduação em Educação da UFFS e da UNOCHAPECÓ, com o Curso de Pedagogia e com o Programa de Extensão Caminhos da Práxis, da UFFS; com apoio da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina e da Gerência Regional de Educação de Chapecó, para mobilizar discussões sobre a inclusão, no âmbito educacional. Pretende reunir professores, estudantes, pesquisadores e gestores da Educação Básica e Superior em âmbito nacional, entre os dias 19 de maio e 07 de julho de 2021. Busca debater sobre o processo histórico de constituição da educação inclusiva no Brasil e sobre as experiências de permanência, convivência e aprendizagem, diante de um cenário de ataque à educação inclusiva. O evento configura um espaço de trocas de experiências e de reafirmação do compromisso com a promoção da educação como um direito de todos, comprometida com a inclusão de grupos sociais discriminados negativamente ao longo da história.

  • I Simpósio Sul Brasileiro de Oncologia Clínica e Cirúrgica

    I Simpósio Sul Brasileiro de Oncologia Clínica e Cirúrgica - SSBOCC. O câncer é um dos agravos mais importantes em termos de morbimortalidade atuais. A compreensão de sua fisiopatologia, aperfeiçoamento em seu tratamento e consolidação de uma equipe multiprofissional bem qualificada constituem a tríade para o sucesso de tratamento e melhoria dos índices epidemiológicos atuais, impactando diretamente sobre a vida da população. O objetivo deste evento é agregar conhecimento técnico e humanístico à uma população alvo constituída por profissionais formados, residentes e graduandos; multiprofissional, que possa ser multiplicadora de conhecimento e expertise, e pretende alcançar um público alvo de 600 pessoas, com palestrantes e participantes renomados na área.


    Dias 5 e 6 de setembro de 2019 no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, Sala Welcy Canals, Chapecó - SC

  • Simpósio em Saúde e Alimentação

    O III Simpósio em Saúde e Alimentação (SSA) da Universidade Federal da Fronteira Sul ocorreu nos dias 28 e 29 de agosto de 2019, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes - Chapecó. O evento tem como objetivo contribuir para discussão e difusão das inovações científicas e tecnológicas relacionadas à saúde e alimentação no Oeste Catarinense.

  • Seminário de Educação, Filosofia e Sociedade

    I Seminário de Políticas Educacionais e Autogoverno - SEPEA, promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Filosofia e Sociedade (GPEFS), e Programa da Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da UFFS, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), tem por finalidade investigar, compreender e refletir sobre como se situam as políticas educacionais diante da ressignificação simbólica da noção de formação com vistas para o autogoverno no contexto contemporâneo. Dividido em três eixos temáticos: 1) Políticas Educacionais e o Direito a Educação; 2) Educação, Biopolítica e Autogoverno; 3) Educação e Autogoverno: reflexões acerca dos programas voltados a formação inicial e continuada de professores, o I Seminário busca a promoção de um diálogo inicial referente às compreensões do público envolvido acerca das relações/imbricações entre politicas educacionais e autogoverno. Com esse propósito, espera-se que o Seminário seja, já na sua primeira edição, um espaço para debater sobre as condições das políticas educacionais na promoção do autogoverno e vice-versa.

  • Semana Acadêmica do Curso de Geografia

    A Semana Acadêmica do Curso de Geografia (SACG) - Licenciatura é um evento que ocorre desde 2010, quando se inicia as atividades do curso em Erechim. O evento desde a sua primeira edição é promovido pelos estudantes. Nesse sentido, o tema que emerge nesse ano a “Geografia na Universidade e a Universidade na Geografia: o ensino, a pesquisa e a extensão”, busca dar visibilidade e criar espaços de reflexão sobre eixos de inserção da universidade, especialmente do curso de Geografia à comunidade acadêmica e em geral; também busca promover uma aproximação entre a universidade e a comunidade, a universidade e a escola, bem como aproximar as discussões sobre as Geografias desenvolvidas em âmbito dos cursos da UFFS. 

  • Seminário Integrador de Extensão

    ISSN 2674-7936


    O III Seminário Integrador de Extensão e a IV Mostra de Extensão e Cultura da UFFS (SEMEA UFFS) visam promover uma inter-relação entre os cursos/campi da UFFS, além de fortalecer a mobilização e a interação universitária junto à comunidade. O evento tem como foco de discussão a Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que "Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024", e define que “Art. 2º As Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, na forma de componentes curriculares para os cursos, considerando-os em seus aspectos que se vinculam à formação dos estudantes, conforme previstos nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs), e nos Projetos Políticos Institucionais (PPIs) das entidades educacionais, de acordo com o perfil do egresso, estabelecido nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e nos demais documentos normativos próprios”. A normativa define conceitos, diretrizes e princípios para a Extensão em todo o sistema de Educação Superior do país, e estabelece parâmetros de avaliação, registro e planejamento das ações extensionistas, considerando que as atividades acadêmicas de extensão devem fazer parte de, no mínimo, 10% da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação na forma de componentes curriculares. Mediante o exposto, o SEMEA UFFS prevê um espaço de discussão de apresentação conceitual das novas diretrizes e da apresentação de experiências, a partir de relatos das ações e da sistematização dos resultados de ações de extensão distribuídos nas linhas temáticas que compõem a Política Nacional de Extensão e a Política de Extensão da UFFS, visando com isso, obter trilhas/pistas para a implementação de ações extensionistas nos currículos dos cursos de graduação.

  • XXXV Encontro Estadual de Geografia (EEG) 2018 - “A diversidade da Geografia e a Geografia da diversidade nas primeiras décadas do século XXI”

    OXXXV Encontro Estadual de Geografia - A diversidade da Geografia e a Geografia da diversidade nas primeiras décadas do século XXI” tem por princípio integrar o conhecimento e as práticas desenvolvidos nas instituições de ensino superior, na Educação Básica e nos diversos campos de atuação profissionais. Trata-se de um evento realizado pela Associação dos Geógrafos BrasileirosSeção Porto Alegre, fundada em 1973, que tem assumido desde 1980 o compromisso de realizar anualmente Encontros Estaduais de Geografia em diferentes municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Esta iniciativa tem contado com o apoio e parceria de Universidades e Institutos Federais, através de seus departamentos e Programas de Pós-graduação em Geografia e áreas afins, bem como por entidades profissionais ligadas à Geografia. No ano de 2018 será realizado XXXV Encontro Estadual de Geografia em Erechim-RS nas dependências da Universidade Federal da Fronteira Sul nos dias 12, 13 e 14 de outubro e conta com o apoio: do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS; do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da UFFSCampus Erechim; e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, da UNIJUÍ. A temática definida para esta edição é “A diversidade da Geografia e a Geografia da diversidade nas primeiras décadas do século XXI”. O encontro será realizado levando em conta 9 eixos temáticos: Geografia e Educação, Pensamentos Geográficos, Geografia e Espaço Agrário, Geografia e Espaço Urbano, Geografia e Questão Geografia e Questão Ambiental, Dinâmicas e Processos Naturais Geografia e Cultura, Geografia e Política, Cartografia e Geotecnologias.

  • Seminário de Políticas Públicas e Sociais

    O Seminário de Políticas Públicas e Sociais (SEPPS) é promovido pelo Grupo de Pesquisa Estado, Sociedade e Políticas Públicas da UFFS e aborda de forma abrangente o contexto mais recente das políticas públicas e sociais.

  • Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde

    Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde (CIPPS), tem como objetivo promover espaço para reflexão, discussão e intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos entre estudantes, profissionais da saúde e áreas afins para construir e fortalecer princípios de justiça social das políticas públicas de acesso universal à saúde. A realização de um Congresso Internacional na área da Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó-SC permitirá a discussão acerca da necessidade de fomentar esforços de articulação na produção de conhecimentos nos cenários nacional e internacional, o que representa um elemento importante nas pretensões da UFFS no âmbito da formação de profissionais de saúde graduandos e pós-graduandos. Os três eixos temáticos são: Planejamento e Gestão dos Sistemas de Saúde, Educação e formação em saúde e Saberes e Práticas de Atenção à Saúde. O CIPPS é organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (CEBES Núcleo Chapecó-SC), Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) e Universidad Nacional de Misiones (UNaM) Argentina.


    Este evento contou com o apoio financeiro da FAPESC, CNPQ e COOPERTEC -CRESOL

  • Anais do VIII EPEA+VII SEMEA (VIII Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos + VII Semana Acadêmica de Engenharia de alimentos)

    Os Anais do VIII Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos (VIII EPEA) abrangem artigos completos na área de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos ´para difusão dos conhecimentos gerados no meio acadêmico para a sociedade e assim promover a área de alimentos no Paraná.

  • XIX Jornada do Trabalho "Que crise é essa? Contrarreformas, resistências e utopias"

    A XIX Jornada do Trabalho (JDT) é o resultado de uma ação articulada entre professores da UFFS e da Rede CEGeT de pesquisadores.  Tem objetivo de potencializar o diálogo científico acerca da dimensão espacial da crise estrutural do capital e seus impactos no tecido social contemporâneo (que é multiescalar, material e imaterial ao mesmo tempo), em particular, acerca dos efeitos da atual reforma trabalhista brasileira (políticas públicas, fragmentação do trabalho, degradação da natureza e do trabalho, desemprego e informalidade), assim como sobre formas de resistência de classe trabalhadora (conflitos territoriais) e de construção de alternativas em defesa da vida no campo e na cidade (auto-organização, saúde coletiva, atuação sindical, e dos movimentos sociais, cooperativismo  e economia solidária entre outras).

  • Semana de Letras

    A VI Semana de Letras será um evento com espaço para divulgação de projetos de iniciação científica e de pesquisa, projetos de extensão e de iniciação à docência em andamento no curso de Letras da UFFS e de outras IES, assim como um momento de integração entre as comunidades acadêmica da UFFS de Cerro Largo e a comunidade externa, sendo um espaço para a troca de saberes. A proposta desta edição do evento propõe explorar o tema das relações de gênero e diversidade étnico-racial na área de Letras de modo a fomentar o interesse e o debate sobre o tema entre os professores de língua materna e estrangeira, assim como das áreas de linguística e literatura em formação continuada e inicial.