Relato de experiência uma equipe de residentes multiprofissionais no processo de educação popular em saúde com crianças e adolescentes da rede pública de educação

  • Angélica Mônego Hospital de Clinicas de Passo Fundo/ Universidade de Passo Fundo
  • Andiara De Miranda Zanella
Palavras-chave: Educação em Saúde; Equipe Multiprofissional; Prevenção de Doenças

Resumo

Introdução: O aumento dos casos de câncer anualmente no mundo provoca grande preocupação e sua magnitude exige dentre outras ações que práticas educativas sejam desenvolvidas, contribuindo com a promoção da saúde, prevenção e detecção precoce da doença contribuindo para uma concepção de saúde e educação em saúde ampliadas. Objetivo: relatar a experiência de uma equipe composta por residentes multiprofissionais em Atenção ao Câncer de um hospital do norte do Rio Grande Do Sul, com relação a   abordagem   interdisciplinar no âmbito da educação em saúde.  Metodologia:  Trata-se de um relato da experiência vivenciada por residentes multiprofissionais das áreas de fisioterapia, psicologia e enfermagem com base em três oficinas interativas desenvolvidas com alunos do 6° ano ao ensino médio em escolas da rede pública da cidade de Passo fundo, Rio Grande do Sul. Nestas oficinas foram abordados aspectos sobre o câncer, fatores de risco e prevenção por meio metodologias ativas, que estimulassem a participação dos alunos a partir de seus próprios conhecimentos, utilizando-se de atividades lúdicas de seu cotidiano, para tratar de um assunto ainda mistificado. Para tanto, foi utilizado uma adaptação da brincadeira de roda “verdade ou consequência”, substituindo-a por “mitos ou verdades”. Durante a brincadeira, os alunos eram incentivados a girar a garrafa em meio ao grupo, e questionar o colega sobre o assunto sorteado. O aluno que havia sido selecionado para responder, poderia discutir com os demais colegas, e o grupo poderia formular uma resposta coletiva. Após isso, os mediadores (residentes), explanavam sobre o assunto, e sanavam as dúvidas trazidas pelo grupo. Resultados e Discussão: A educação em saúde é um conceito amplo, que não pode ser compreendida como transferência de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem deve favorecer o desenvolvimento de um olhar e reflexão a partir do diálogo estabelecido e do conhecimento prévio do sujeito envolvido, permitindo que o mesmo seja um agente com autonomia no que diz respeito ao processo saúde doença e uma agente ativo dentro de sua realidade social. A intervenção junto as crianças e jovens permite promover o conhecimento mínimo necessário para a população, dividindo experiências, sanando dúvidas e levando o conhecimento para a prevenção e diagnóstico precoce de câncer para o autocuidado. Conclusão: Diante da proposta utilizada, observou-se a importância de ações educativas direcionadas a faixa etária abordada, que ainda é pouco atingida por assuntos que abordem ações educativas contra o câncer.  Permitiu também a reflexão acerca do papel do residente multiprofissional em oncologia, enquanto difusor de saberes, compreendendo a importância do seu papel no empoderamento da informação para prevenção de agravos à saúde.

Publicado
08-04-2020