COMISSÃO DE CUIDADOS PALIATIVOS

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ONCOLOGIA

  • Luana Renosto Hospital São Francisco
  • Thamara Regina Gallon
  • Mileyne Oliveira
Palavras-chave: Cuidados Paliativos; Equipe Multiprofissional; Oncologia.

Resumo

INTRODUÇÃO: O cuidado paliativo vem sendo discutido e aperfeiçoado ao longo dos últimos anos, principalmente após a definição do seu conceito pela Organização Mundial da Saúde em 2002, o qual o define como sendo um cuidado com vistas ao controle de sintomas e manutenção da qualidade de vida que envolve o binômio paciente e familiar, deixando para trás o modelo assistencialista focado apenas no doente e na cura da sua doença. A necessidade de investimentos nessa área de cuidado surgiu com o aumento da expectativa de vida e conseqüente aparecimento das doenças crônicas.

 

OBJETIVOS: Geral: Relatar a experiência de profissionais da saúde em um Serviço de Cuidados Paliativos. Específicos: Compreender a importância da atuação das   diversas áreas na execução dos Cuidados Paliativos ambulatoriais; ampliar a temática sobre a importância dos Cuidados Paliativos e descrever alguns dos desafios pertinentes a implementação do Serviço com pacientes portadores de câncer com mau prognóstico.

 

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo em formato de relato de experiência, sobre a realização de cuidados paliativos por uma equipe multidisciplinar em uma unidade de atendimento oncológico ambulatorial em um hospital de grande porte, localizado no norte do estado do Rio Grande do Sul. Os atendimentos foram realizados por diversos profissionais da saúde no período de março de 2018 até janeiro de 2019.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que por meio da disponibilidade do Serviço de Cuidados Paliativos possibilitou-se aos pacientes melhores esclarecimentos sobre seu quadro de saúde, identificação de demandas e necessidades com o transcorrer do tratamento, além de ofertar orientações específicas e cuidados sobre cada área profissional, bem como suporte adequado para auxiliar no melhor enfrentamento da situação de adoecimento. Desafios foram observados durante o desenvolvimento do Serviço, como carência de estrutura física adequada, maior quantidade de profissionais inseridos, maior tempo para discussão e aperfeiçoamento de temas pertinentes a atuação da equipe multiprofissional com os Cuidados Paliativos.

 

CONCLUSÃO: Compreende-se sobre a importância de pensar no trabalho de uma equipe interdisciplinar, qualificada e preparada para disponibilizar suporte em todos os âmbitos de atuação como fundamentais para contribuir com o enfretamento e melhor adaptação ao processo de adoecimento e finitude. Além disso, observa-se como pertinente maior quantidade de estudos relacionados com a temática a fim de ampliar a discussão a respeito dos Cuidados Paliativos e dos resultados e benefícios ofertados aos pacientes, observando a carência de conteúdos pertinentes a este tema.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cuidados Paliativos; Equipe Multiprofissional; Oncologia.

Publicado
08-04-2020